(2/6) O QUE O YOGA PODE FAZER POR NÓS

Veja também a parte (01/06)

O QUE O YOGA PODE FAZER

O QUE O YOGA PODE FAZER POR NÓS
1K.S. Joshi

A resposta mais antiga e tradicional á questão: “O que o YOGA pode fazer por nós “? é que ele pode nos dar o estudo de Kaivalya, ou emancipação. Foi por isso que a disciplina e a filosofia do YOGA começaram. Esta meta é transcendental. Não se pode ser alcançada enquanto se vive a vida cotidiana e dela se tem uma experiência.

Este ideal transcendental do YOGA apesar de ser o mais recentemente mencionado nos livros autorizados, pode atrair muito para a sua prática.

Desde o início até aproximadamente metade do século passado, este ideal transcendental era o único ideal do YOGA. YOGA sempre foi muito considerado por todas as escolas filosóficas da Índia.

Isso porque sua disciplina prática foi reconhecida por todos como o modo mais seguro para se conseguir libertação e emancipação, que é o mais alto ideal humano. Isso também explica porque o YOGA foi durante esse tempo todo, limitado a somente um pequeno grupo de estudiosos sérios. Nunca se constituía num movimento de massa e nunca foi considerado adequado para o homem comum.

Poucos se interessam preliminarmente em coisas como Mukti ou Kavalye. Nosso maior interesse constitui em alcançar a felicidade sem abandonar a companhia das pessoas ou coisas com as quais vivemos.

Pode o YOGA nos ajudar a desenvolver esse interesse?

Tal pergunta era irrelevante, e se esperava que aqueles que desejavam estudar YOGA seriamente, abandonassem a sociedade e vivessem na solidão. Mas nas atuais circunstancias de nossos tempos, esta questão não é considerada tão irrelevante. A popularidade do YOGA nos anos recentes, pode ser mostrada é desse fato do YOGA ter se descoberto por muitos, sendo útil para tornar nossa vida diária mais saudável, livre de tensões, suave e, portanto, feliz.

Veja também a parte (03/06)

Deixe uma resposta

Rua Coelho Barradas, 117 V.Prudente - São Paulo - SP - CEP:03139-050 - Fone:(11) 3666-7917 Frontier Theme