(4/6) O QUE O YOGA PODE FAZER POR NÓS – YOGA PARA PREVENÇÃO

Veja também a parte (03/06)

YOGA PARA PREVENÇÃO DAS DESORDENS FÍSICAS

yoga para prevenção

K.S. Joshi

Sente-se cada vez mais, a importância do Yoga para prevenção e cura das desordens físicas. A ação de suas técnicas é múltipla nos vários asanas, alguns músculos e outras partes do corpo são pressionados enquanto algumas outras são estiradas. Essas pressões ou estiramentos continuam trabalhando incessantemente por algum tempo, nas partes que foram acionadas. Isso melhora o tônus muscular e estimula a circulação sanguínea.

Quando há suprimento de sangue para qualquer parte do corpo, em quantidade suficiente, ele assegura uma provisão de nutrientes e remoção de resíduos e substâncias tóxicas. Como consequência temos a remoção da congestão sanguínea, e o controle de qualquer debilidade ou fraqueza dos tecidos e dos órgãos. Há vários asanas utilizáveis para esse propósito e através deles nenhuma parte do corpo deixa de ser beneficiada.

Asanas não são tudo o que o Yoga pode oferecer. Existem técnicas respiratórias chamadas pranayamas, nas quais tomam-se lentas e profundas respirações, retenções com pulmões cheios e vazios. Pranayama é uma técnica muito útil para a manutenção da saúde do aparelho respiratório, do coração e do cérebro. É complementada por outras técnicas como bloqueios internos chamados bandhas e outras técnicas especiais chamadas Mudras.

Estudamos também os kriyas que tem grande valor terapêutico. No Yoga integral há um excelente programa de atividades para a manutenção e restauração da saúde.

Observações recentes sobre a utilidade das técnicas yogis, levantaram a importância do yoga no tratamento do que chamamos desordens psicossomáticas. Psiquê e soma, ou a mente e o corpo, são os fatores que interagem na formação de nossa personalidade. A mente atua no corpo e vice-versa.

Veja também a parte (05/06)

Deixe uma resposta

Rua Coelho Barradas, 117 V.Prudente - São Paulo - SP - CEP:03139-050 - Fone:(11) 3666-7917 Frontier Theme