(5/6) O QUE O YOGA PODE FAZER POR NÓS – YOGA PARA TRATAMENTO DE DOENÇAS

Veja também a parte (04/06)

YOGA PARA TRATAMENTO DE DOENÇAS

Yoga para tratamento de doenças

K.S. Joshi

Tensão, pressão e distúrbios emocionais na mente tornam os músculos das várias partes do corpo mais tensos e rijos. Está condição se for continua por longo período, interfere com o funcionamento normal do corpo e traz desordens. Alguns exemplos de tais desordens são ulceras gástricas ou pépticas, artrites, hipertensão, desordens digestivas e assim por diante. A doença se manifesta em alguma parte do corpo, isto é, a soma, mas sua causa está localizada em outro lugar, na mente ou psique. Por isso em desordens são chamados Psicossomáticas. Elas podem ser curadas pelo tratamento não somente do órgão como sua causa precisa ser removida da mente.

Isto sempre envolve mudanças de atitude e desenvolvimento de reações corretas e apropriadas que podem serem feitas afetivamente através das técnicas do Yoga de relaxamento, respiração silenciosa e modificações de comportamento. Essas técnicas ajudam a remover as tensões da mente utilizando assim do Yoga para tratamento de doenças e nos ensinam a permanecer calmos e manter o nosso equilíbrio nas situações angustiosas ou perturbadoras.

Elas transformam o Yoga na arte de viver que cada um precisa aprender a praticar, para nos salvar da imensa pressão de nossos nervos, causada por um mundo apressado, competitivo e complexo.

O que o Yoga pode fazer por nós, depende muito, diremos, do que estamos preparados para fazer pelo Yoga. Os benefícios mencionados são o resultado de cerca de meia hora de prática diária. Yoga não é originalmente simples como uma espécie de exercícios físico ou uma terapia, ele é destinado para remover da vida humana a escuridão da ignorância (avidya) e os sofrimentos psicológicos. Este objetivo tem muita relevância mesmo em nossos dias.

E, talvez seu significado cresça, num futuro próximo. Eis porque Yoga parece ter muito potencial para nos auxiliar a resolver muitos problemas novos. Talvez os problemas mais agudos de nossos dias sejam o resultado de um crescimento desigual das várias ciências por nós conhecidas.

Veja também a parte (06/06)

Deixe uma resposta

Rua Coelho Barradas, 117 V.Prudente - São Paulo - SP - CEP:03139-050 - Fone:(11) 3666-7917 Frontier Theme