(6/6) O QUE O YOGA PODE FAZER POR NÓS – AUTOCONTROLE

Veja também a parte (05/06)

AUTOCONTROLE

AUTOCONTROLE

K.S. Joshi

O avanço da ciência

A idade da ciência não deu uma oportunidade para um crescimento equilibrado dos vários setores da vida. A ciência lidando com a matéria, como física, astronomia, química, progrediu muito mais rapidamente se comparada aquelas ligadas com a mente humana e a individualidade humana pode ser um ser social.

Este crescimento unilateral do conhecimento humano, fez do homem uma das criaturas mais digna de pena, deu-lhe poder, mas não lhe deu o controle que deve acompanhar esse poder. Deu uma velocidade sempre crescente sem oferecer bons freios. Falta de controle em casos de enfraquecimento não traz nenhum grande problema. Mas se uma fera poderosa como um elefante enlouquecido, ou, se um veículo em alta velocidade sai fora de controle, certamente colocarão em perigo a segurança de muitas pessoas. O que o homem precisa aprender com urgência em nossos dias é conter-se, tolerar e ter autocontrole.

No passado, a religião, e a filosofia forneciam o fator de equilíbrio na vida do homem. Agora a ciência abalou seriamente muitas das crenças nesses dois campos sem ter assumido nenhuma das suas responsabilidades.

Essa situação só poderá ser corrigida através do avanço das ciências mentais e sociais. Mas isso poderá levar alguns séculos, ainda porque governar e influenciar a mente e a sociedade humana, excessivamente difícil, si comparado ao governar e influenciar a matéria física.

É urgente criar uma ciência do comportamento do homem, certamente seriam tão grandes que as maravilhas da física dos dias atuais pareciam muito pequenas. Por exemplo, o termino das guerras de toda raça humana, se acontecer algum dia, será certamente uma das maiores maravilhas que podemos imaginar. Poderá tal ciência chegar a existir? Não podemos dizer. Mas, precisamos não desanimar, porque essa ciência do comportamento e relacionamento humano, já está aqui na forma de Yoga. Yoga pode ensinar como nos comportarmos como seres humanos de modo a fazermos da vida um objetivo de felicidade e paz para todos. Pode nos dar sabedoria, de modo que possamos colocar para um uso melhor da humanidade nossos conhecimentos científicos a respeito do mundo. Pode nos alertar do objetivo da vida humana, e nos mostrar o caminho para alcançá-lo.

YOGA: certamente é o mais glorioso dos esforços humanos. Pela verdade desta afirmação devemos compreender o que YOGA é, e quais são seus caminhos .

Deixe uma resposta

Rua Coelho Barradas, 117 V.Prudente - São Paulo - SP - CEP:03139-050 - Fone:(11) 3666-7917 Frontier Theme