6/8 – CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES ESCOLAS DE YOGA – Jnana Yoga

Veja também…5/8 – CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES ESCOLAS DE YOGA

jnana yoga

JNANA YOGA (Yoga do conhecimento)

  Jnana ou Gnyana é conhecimento. A doutrina central dessa filosofia é de que tudo é UM e pode ser conhecido. E esse conhecimento se adquire SENDO.

  O yogi faz constantemente a pergunta “QUEM SOU EU?”. No seu silêncio interior ele medita e verifica as respostas produzidas por seu condicionamento egóico. “Eu sou isso”…” Eu sou aquilo…” e ele responde. Não (neti), eu não sou isso!…e, vai se despojando da consciência individual, assim como descascamos uma cebola, camada após camada, sem nunca atingir o miolo.

  O sábio shankara, metafisico criador da escola do Vedanta, no século VIII D.C. estabelece uma forma superior de conhecimento, sabedoria = Vidya; não sabedoria =Avidya – forma inferior do conhecimento. Tem um valor objetivo e provem das limitações do espirito humano, é um conhecimento limitado, origem de todas as misérias do mundo, porque esconde a realidade. E uma ilusão cósmica que mascara o Ser.

  Buscamos a dissolução da ignorância na sua própria origem, e olhar através do véu e encontrar o puro EU e não mais vagar pelos campos da ignorância. Esse é o verdadeiro objetivo da vida, e pode ser feito, já foi feito por muitos seres humanos que enxergaram o erro e conseguiram dominá-lo.

  Deve-se “pensar” para alcançar o conhecimento do EU. E o conhecimento só se obtém pensando, assim como só se vê os objetos se houver luz. Assim a inquisição é continua… Quem sou eu?… Quem fez o mundo?… O que é a matéria?…etc.

  Pela nossa natureza queremos sempre saber mais, mesmo que a vida na terra fosse um paraíso perfeito, iriamos perguntar – Porque tudo isso é assim?… O homem deve passar por um processo preparatório de purificação.

E para esse auto treinamento e condicionamento da mente precisa de:

  1. – Viveka – discernimento
  2. – Vairagya – desapego
  3. – Shatsampatti – controle da mente
  4. – Mumukshatva – vontade de libertação

 

Continua…7/8 – CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES ESCOLAS DE YOGA

Deixe uma resposta

Rua Coelho Barradas, 117 V.Prudente - São Paulo - SP - CEP:03139-050 - Fone:(11) 3666-7917 Frontier Theme