7/8 – CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES ESCOLAS DE YOGA – Bhakti Yoga

Veja também… 6/8 – CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES ESCOLAS DE YOGA

bhakti yoga

BHAKTI YOGA (Yoga da devoção)

  Bhakti é uma procura real, autêntica do Absoluto, uma procura que começa, continua e termina AMOR. A devoção cresce pela apreciação da divindade.

  No ocidente, os filósofos dizem que é impossível extrair o bem de todas as experiencias, assim devemos “procurar o bem em tudo”, mas na Índia eles afirmam que “devemos procurar Deus em tudo”, porque dessa maneira tanto os sentimentos como o intelecto farão a sua parte. Procurando o bem em tudo, haverá normalmente um sentimento um tanto antagônico.

  Um deus exterior é adorado, reverenciado, cultuado, porque ele é considerado como uma fonte de generosidade e prosperidade, considerado também como um exemplo, ou como um doador de benefícios materiais, ou da graça divina.

  A escolha da divindade fica a critério do devoto. A partir do momento   que ele  se  sente atraído por um deus ou deusa, deve dar livre curso a esse impulso de amor. O bhakta não procura suprir o EU e suas funções condicionadas (apego, desejos, paixões), mas transferir essas funções para a divindade eleita.

  Três coisas são necessárias para um pássaro voar; as duas asas e a cauda, sendo esta o leme para a direção. Jnana Yoga é uma asa, Bhakti é a outra e Raja é a cauda que nos mantem em equilíbrio.

Deixe uma resposta

Rua Coelho Barradas, 117 V.Prudente - São Paulo - SP - CEP:03139-050 - Fone:(11) 3666-7917 Frontier Theme