8/8 – CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES ESCOLAS DE YOGA – Karma Yoga

Veja também… 7/8 – CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES ESCOLAS DE YOGA

karma yoga

KARMA YOGA (Yoga da ação desinteressada)

A palavra Karma é derivada da raiz KR (fazer) tem muitos significados:  ação, trabalho, produto, feito etc. A melhor tradução do Karma Yoga é “Yoga da ação” (Sem ego e correta).

O ponto de partida desse Yoga é a averiguação do fato de que “Vida é ação”. Inatividade só pode ser a negação da própria vida.

Há um axioma do Karma Yoga que diz: A realização transcendental saudável não deve ser obtida somente pela meditativa retirada do mundo, mas também pela participação ativa da vida.

A palavra karma tecnicamente quer dizer, os efeitos das ações (causa/efeito). Todas as ações que vemos no mundo, os movimentos sociais, tudo quanto nos rodeia, não representa nada mais do que o produto do pensamento, a manifestação da vontade do homem. Maquinas, instrumentos, cidades, tudo é manifestação da vontade humana e a vontade resulta do caráter, e o caráter é ação do Karma. Como é karma, é a manifestação da sua vontade.

Os de vontade poderosa tem sido grandes trabalhadores, almas gigantescas dotadas de uma vontade capaz de arrancar o mundo de suas órbitas, e essa vontade foi adquirida mediante um trabalho persistente. Mencionando Buda e Jesus, no seu aspecto humano, de onde lhes veio a gigantesca vontade que impuseram ao mundo? Foi através do Karma da ação, que se expandiram e, continuarão a se expandir através dos séculos.

Devemos sempre nos habituar e observar o dever dos demais segundo o seu ponto de vista e não julgar os costumes dos outros povos de acordo com os nossos usos.

Na prática do Karma-Yoga (ação desinteressada, não é ao mundo que ajudamos, e sim a nós mesmos. O efeito principal do trabalho realizado em beneficio de outros é purificar-nos).

Finalizando, Karma-Yoga é um sistema de ética e moral destinado a obter a liberdade mediante as boas ações.  O Karma yogi não precisa de nenhuma doutrina. Sua vida tem de ser uma constante realização, porque deve resolver pela ação, sem auxilio de doutrinas, nem teorias, o mesmo problema ao qual o Jnana aplica a razão e o Bhakti o amor.

Deixe uma resposta

Rua Coelho Barradas, 117 V.Prudente - São Paulo - SP - CEP:03139-050 - Fone:(11) 3666-7917 Frontier Theme