O caminho da dissolução – o Laya Yoga

Laya Yoga

A palavra Laya é de origem sânscrita derivada da verbal li e significa “dissolver-se” ou “ficar ligado”. Assim, Laya Yoga é o processo yóguico que conduz à dissolução do nosso ser ou Atman no Absoluto Brahman. Consiste de meditação e práticas correlatas por meio do que se revela o Si Mesmo transcendente. Laya também se refere à ocupação total da mente na meditação. Os praticantes de Laya Yoga procuram dissolver-se durante a meditação pela adesão ou união ao Ser Transcendental, o Si Mesmo, Atman, Purusha. Todos os indícios de memória e de experiências sensórias devem ser transcendidos. É uma concentração constante e firme no ser interno, ate que reste apenas o Si Mesmo.

Segundo Feuerstein:
“O Laya Yoga é um ataque direto contra a ilusão da individualidade. É como explicou Shyam Sundar Goswami, que escreveu o livro definitivo sobre este tema:

Laya Yoga é aquela forma da Yoga na qual o Yoga mesmo, que é o samadhi, é atingido por meio de laya. Laya é a concentração profunda que provoca, etapa por etapa, a absorção dos princípios cósmicos na concentração profunda, libertando desse modo a consciência de tudo o que não é espiritual, das coisas que contém o divino poder luminoso e espiralado chamado kundalini'”.

Existem forças subliminares que pertencem à mente inconsciente. São verdadeiros ativadores da mente consciente, fazendo-a funcionar. São configurações karmicas. No estado de meditação profunda, essas forças subliminares são eliminadas, neutralizadas, o que é uma preparação para que ocorra a dissolução da mente consciente, restando apenas o Si Mesmo.

Os praticantes da Laya Yoga procuram transcender esses aspectos do karma. Com isso, é transcendido o ego. Para alcançar esse objetivo, são usadas várias técnicas do Tantra e do Hatha Yoga, mediante o emprego de recursos dos chakras e do corpo sutil.

Uma das noções mais importantes do Laya Yoga e a da energia kundalini. Essa via do Yoga é uma especie fase final do Hatha Yoga, sua fase meditativa. Com o uso das técnicas da kundalini, o laya-yogin sente uma progressiva dissolução do eu inferior até a identificação com o Atman imutável e sem limites corporais.

O Laya Yoga é uma via do Yoga que tem pontos de contato as outras. Laya, Hatha, Kundalini Yoga, se fundem nos seus aspectos comuns.

Deixe uma resposta

Rua Coelho Barradas, 117 V.Prudente - São Paulo - SP - CEP:03139-050 - Fone:(11) 3666-7917 Frontier Theme