A Lei do Karma – 10/16

Confira A Lei do Karma – 9/16

karma

DESTINO DO AUTO – ESFORÇO

Mesmo sendo a lei do karma inexorável, há oportunidade para a Graça divina. A Graça vem através da penitência, austeridade e devoção.

Penitência não altera a lei do karma. E um ato que tem seus frutos como qualquer outro ato. O que uma pessoa deve colher não pode ser alterado pelo individual, mas seu retorno certamente pode ser diversificado pelo auto- esforço. O destino é somente o auto esforço que tem sido feito em nascimentos prévios. O auto- esforço de hoje torna- se o destino do amanhã. Auto- esforço e destino são um e o mesmo. Eles são dois nomes indicando uma pessoa. Assim como o presente torna- se passado e o futuro torna- se presente, assim como só há presente, assim também só há auto- esforço. Quando Deus trabalha através do homem é auto- esforço. A Graça torna- se auto- esforço.

O cair da chuva e outros fenômenos da natureza não estão sob o controle humano. Mesmo assim, o fazendeiro ara seus campos e exercita o auto- esforço. A colheita pode falhar pela falta de chuva, mas ele não perde seu coração. Ele faz sacrifícios para conseguir chuva e colhe uma boa safra.

Similarmente, a prática de Yoga consiste de auto- esforço para neutralizar o mau destino de obstruir a auto- realização. Se o destino é poderoso, Yoga é mais poderoso.