5/8 – CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES ESCOLAS DE YOGA – Hatha Yoga

Veja também… 4/8 – CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES ESCOLAS DE YOGA

hatha yoga

HATHA YOGA (Yoga da força)

A palavra “Hatha” literalmente significa força, poder, esforço. Tem também um significado esotérico, que se relaciona com duas silabas HA e THA. HA significando Sol e THA simbolizando a Lua. Hatha Yoga significa a UNIÃO desses dois princípios, que são expressões simbólicas das correntes de força vital (Prana) esquerda e direita e que circulam no corpo sutil.

Hatha Yoga é um sistema muito bem elaborado de técnicas psicossomáticas que servem como um meio de transformar o corpo humano num corpo divino, ou Corpo de Diamante, que por si nos lega a imortalidade.

Há quatro aspectos que caracterizam o Hatha Yoga:

  1. – Substitui uma noção de ser o corpo uma residência de dores e sofrimentos sem fim, por uma atitude mais positiva pela vida física, na qual considera o corpo como sendo um valioso instrumento para realizar a emancipação.
  2. – Salienta o aspecto psicofísico da pratica do Yoga, sem negligenciar os objetivos espirituais.
  3. – Ensina uma polaridade não dualista, bem balanceada (que é filosoficamente mais satisfatória do que o dualismo absoluto do Raja Yoga, ou o monismo inapelável de algumas escolas Advaita Vedanta).
  4. – Salienta o aspecto psicofísico do caminho yogi, permitindo um conhecimento e compreensão dos fenômenos que pertencem a dimensão “intima” da natureza e do corpo sutil, por exemplo: o Prana (força vital), os chakras (pontos focais da força vital no corpo sutil), e o misterioso “poder da serpente” (kundalini).

As técnicas do Hatha Yoga são projetadas para capacitar o adepto a conseguir o controle pleno sobre o sistema nervoso autônomo. Os poderes extraordinários do Hatha Yoga são enfatizados repetidas vezes nos textos sânscritos e os yogis contemporâneos provam amplamente a validade dessas informações.

 

Continua…6/8 – CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES ESCOLAS DE YOGA

Clique e compartilhe: