Muladhara

Neste 1º post da Série “Chakras”, apresentamos o Muladhara, nosso primeiro chakra. Ele está localizado na altura da 2ª vértebra coccígea e rege todo o plexo coccígeo. Ademais, está associado às gônadas nos homens e aos ovários nas mulheres, além de reger o sentido do olfato. Já seu Bija Mantra é o LAM e seu elemento é a terra.

Forma Yantra do Muladhara

Sua forma Yantra é um quadrado de cromo amarelo com quatro pétalas vermelhas, conforme reproduzido na imagem abaixo. Esse quadrado possui grande significado em relação ao conhecimento ligado à terra, pois representa a própria terra, as quatro dimensões e as quatro direções.

Muladhara

Já o triângulo local da força vital, Kundalini Shakti, é representado na forma de uma serpente enrolada, de um lingam e de um triângulo equilátero de ponta-cabeça.

Essa serpente é enrolada três vezes e meia em torno do lingam e está com a boca aberta voltada para cima, o que demonstra sua ligação ao caminho de Sushumna. O caminho mencionado é uma representação do canal nervoso central que corre ao longo da espinha dorsal.

Quando não despertada, a Kundalini Shakti permanece enrolada e, assim que é iniciado o trabalho com o primeiro chakra, esta energia adormecida levanta sua cabeça e flui livremente pelo canal de Sushumna.

Elemento Terra

A terra é o mais denso de todos os elementos, sendo uma mistura dos outros quatro: água, fogo, ar e éter (akasha).

Já sua forma é linear e os quatro pontos do quadrado formam os quatro ângulos do que é conhecido como terra quadrangular. Como quatro permite a conclusão, a terra personifica os elementos e condições para a conclusão em todos os níveis.

Deidades do Yantra

Brahma

O senhor da criação é a deidade que preside o Muladhara Yantra e ele é retratado com quatro cabeças e quatro braços.

As quatro cabeças representam sua capacidade de ver as quatro direções ao mesmo tempo. Além disso, cada uma delas simboliza um dos quatro aspectos da consciência humana, reconhecidos como: O ser físico, o ser racional, o ser emocional e o ser intuitivo.

Já em seus quatro braços, Brahma apresenta:

  1. Na mão esquerda superior, uma flor de lótus, que é o símbolo da pureza;
  2. Na segunda mão esquerda, as escrituras sagradas contendo o conhecimento de toda a criação, que Brahma pode comunicar, quando devidamente invocado;
  3. Na mão direita inferior, um vaso contendo um néctar, denominado amrita, que é o precioso líquido da potência vital e;
  4. Finalmente, na mão direita superior, o mudra que concede o destemor.

Dakini

A energia de Shakti Dakini combina as forças do criador, preservador e destruidor, simbolizadas pelo tridente levado em uma das mãos esquerdas.

Na outra mão esquerda, ela segura um crânio que indica o afastamento do medo da morte, que é o bloqueio psicológico básico do primeiro chakra.

Já no lado direito, sua mão superior sustenta uma espada, com a qual ela retira o medo, destrói a ignorância e auxilia o sadhaka a superar as dificuldades. Enquanto, na mão inferior, ela segura um escudo que confere o poder de proteção.

Ganesha

Ele é o governante e senhor de todos os princípios, sendo invocado para conferir proteção em todos os empreendimentos.

Além disso, a tarefa de Ganesha é remover obstáculos, o que envolve aceitação. Para tal, é necessário subjugar a mente racional, ou hemisfério esquerdo – que é de natureza analítica e crítica – e liberar o direito, que é emocional e necessário para a aventura espiritual.

Respiração do Chakra Básico – Muladhara

Muladhara Yantra

Inicie, sentando-se sobre as pernas (Vajrãsana).

Então, inspire, enchendo o baixo ventre e contraindo a região anal e perineal (Mula Bandha).

A seguir, retenha o ar, sentindo os glúteos um pouco afastados dos calcanhares por consequência do Mula Bandha.

Finalmente, expire no baixo ventre, sentindo os glúteos apoiando-se novamente nos calcanhares.

É recomendável praticar um mínimo de 10 respirações.

 

IYTA Associação Internacional dos Professores de Yoga do Brasil.

Clique e compartilhe: