Conversando sobre Asanas do Yoga

Yoga asana

A maneira mais rápida de progredir na execução dos ASANAS do Yoga é praticá-los vagarosamente.

Infelizmente muitos praticantes só aprendem esta lição quando se machucam. Por isso, se você vai de maneira impaciente em busca de uma extensão ou torção mais profunda, a sua tendência é abrir áreas que já são flexíveis, passando por cima de áreas mais rígidas que precisam se soltar. Dessa forma, as áreas flexíveis ficarão mais flexíveis ainda e as rígidas vão continuar rígidas, esta é uma situação indesejável e principalmente não saudável. A solução para praticar ASANAS do Yoga de forma segura é criar aberturas equilibradas.

Como?

Observando a postura nos mínimos detalhes, desde a preparação inicial, isto é, a posição de partida, na qual você se coloca para iniciar o ASANA (na qual incluímos os aquecimentos físicos).

Mentalmente executar o ASANA em todos os detalhes.

Ao começar a execução vá se observando, desta forma, prestando atenção aos pontos onde você encontra resistência. Ao invés de prosseguir de forma apressada, detenha-se.

Respire com sensibilidade, visualize o PRANA a percorrer seu corpo e, enquanto inspira permaneça imóvel, ao expirar intensifique o movimento que estiver fazendo. A cada respiração você sentirá que vai se expandindo lá no fundo. Sua coluna e seu centro vão se alongando, eliminando assim todos os sinais os estresse ou tensão. Desta maneira, você sentirá o prazer de nas inspirações aprontar-se para a ação e nas expirações ir devagar completando a postura. Dê uma atenção especial a cada movimento, cada reação, cada sensação.

Faça mudanças sutis e intuitivas no alinhamento do seu corpo, explorando as diferentes áreas de tensão sob ângulos diversos.

Relaxe o mais possível.

Principalmente não seja agressivo, mas tente extrair sempre algo novo de cada um dos ASANAS do Yoga executado, mesmo que seja sempre o mesmo. De maneira consciente e firme sua prática vai despertar seu poder interior, pois esta é a nossa meta. Agora lembre-se, se seu corpo não corresponder aos seus esforços é porque ainda não está pronto nesse momento. Aceite essa verdade. Não tenha pressa e vá apreciando o processo gradativo da conquista de alguma coisa ainda inédita.

 

Siga em frente e faça uma

BOA PRÁTICA

Colaboração  Nauá C.B.Cardarelli

Clique e compartilhe: