Bakasana – A Postura da Garça

bakasana a postura da garça

A Bakasana, ou Postura da Garça, é um asana de equilíbrio, caracterizado pela sustentação do peso do corpo pelas mãos e braços. O praticante deve fletir suas pernas, de modo a apoiar suas canelas sobre a parte posterior dos braços, enquanto mantém os pés abaixo dos glúteos e fora do chão.

O nome deste asana é proveniente da palavra em sânscrito “Baka”, que significa garça. Isso porque esta postura se assemelha a uma garça na água.

Simbologia da Bakasana

A Garça

A Garça é um pássaro da água com longas pernas e grande corpo gracioso. Seus movimentos lentos, apesar de suas grandes asas, são também muito elegantes e controlados. Porém, ela é rápida ao perseguir os peixes e rãs que são suas presas. Ademais, um hábito peculiar desta ave é dormir em pé, sustentando-se em apenas uma perna.

Na China, a garça simboliza a vida longa e a felicidade. Já outras culturas a consideravam uma mensageira dos deuses, com a capacidade de comungar com eles e entrar em estados mais elevados de consciência. Em contrapartida, os celtas acreditavam que a garça era uma das formas do rei do submundo, um arauto da morte e da guerra. Enquanto isso, os cristãos atribuíram a esta ave o símbolo de vigilância, lealdade e bondade.

Em conclusão, com tantos símbolos, a garça representa ambos aspectos positivo e negativo.

O Asana

Embora a garça, na maioria das vezes, esteja sobre um pé, em Bakasana, o praticante fica sobre dois braços. Durante as tentativas iniciais, algumas questões podem surgir: Eu tenho concentração suficiente para ficar por um longo período de tempo sobre minhas mãos? Como posso manter o meu equilíbrio?

Força e equilíbrio são necessários para fazer a Postura da Garça porque uma queda de rosto pode ser dolorosa. Eu tenho força suficiente para atingir o ponto de equilíbrio e permanência? Posso encontrar esse ponto na minha vida?

Já os olhos da garça aparentam concentração, ou seja, embora estejam vendo tudo ao redor, a garça não é facilmente distraída, ela é um retrato da paciência vigilante. Quais são as minhas distrações? Do que eu tenho medo?

Todos os pássaros de água aparentam ser uma expressão dos aspectos do inconsciente, isto é, partes que a mente consciente tem pouco acesso.

Uma vez que a garça é um pássaro de água, obtenção de alimento da água, que é um símbolo das emoções, devemos pensar também na alimentação dessas emoções. Quando as emoções são positivas, o grito da garça pode significar boa sorte, mas se eles estão fora de controle e negativo, o grito vai indicar má sorte.

Na Índia, o grito da garça significa a sorte ou o desastre que está prestes a acontecer. Da mesma forma, o aspirante deve levar o conhecimento aos outros, pela pregação do Dharma, para melhorar o próprio destino e como chegar a um estado de bem-aventurança que é o Nirvana.

bakasana a postura da garça

Praticando a Bakasana – A Postura da Graça

  • 1º Passo: Partir de uma posição de cócoras, apoiando mãos e pés no chão, com braços e mãos alinhados com os ombros. Realizar báscula de quadril, flexionar suavemente o tronco, contrair musculatura abdominal e do quadril e apontar a região pélvica para a frente.
  • 2º Passo: Encaixar e pressionar as coxas contra a parte posterior dos braços. A parte interna das coxas deve pressionar os braços na região dos tríceps. Deve haver isometria entre o interior das coxas e a parte posterior dos braços para levantar o corpo do chão.
  • 3º Passo: Elevar as pernas do chão, aproximando os calcanhares dos glúteos e projetando o tronco um pouco mais à frente e para baixo.
  • 4º Passo: Pressionar as palmas das mãos no chão e distribuir bem o peso sobre elas. Estender bastante os cotovelos e pressionar os joelhos contra as laterais dos braços para se apoiar ainda mais. Finalmente, “gire” os cotovelos para “fora”, para se estebilizar mais na postura.
  • 5º Passo: Unir as laterais internas dos pés, mantendo-os juntos em dorsoflexão, e estender os dedos para abrir as plantas dos pés. Este movimento cria uma força ligeira na altura dos tornozelos, dinamizando os arcos dos pés.
Clique e compartilhe: