Yoga é Religião?

Muitas pessoas fazem esta pergunta e minha resposta pode ser “Não e Sim”. Como podem ser ambos, não e sim? Yoga não é uma religião, então a resposta é não; mas é a “síntese” de todas as religiões, então, neste caso, é sim. Por este motivo, apresentamos o Yoga como um Sistema Científico. Este método ciêntífico é encontrado em todas as religiões. Isto é a base fundamental de todas as religiões. Ou, em outras palavras, todas as religiões têm o Yoga como objetivo. Yoga é principalmente um caminho para a vida, e isto é a base para todas as diferentes filosofias, diferentes religiões e diferentes fés. Eu levanto mais uma questão: Existe um outro lado para a religião? Sim.Yoga é Religião?

Yoga e os Dois Lados da Religião

Cada religião tem dois lados: o lado superficial, ou – como Mestre Sivananda diz –  “ a parte não essencial” ou parte decorativa; e o lado fundamental, sem o qual nenhuma religião pode existir.

Só para exemplificar, imaginemos as religiões como casas. Todas as casas têm diferentes fundações, paredes e tetos; componentes que tornam-nas completas. Então, por conseguinte, o não-essencial são:

  • A decoração interior e exterior;
  • Os jardins externos;
  • As plantas;
  • As luminárias;
  • As cortinas.

Em síntese, estas coisas são variáveis. Afinal, você decora conforme o seu gosto, não é? A sua casa não precisa ser igual às outras casas. Na verdade, você até pode querer que sua casa seja um pouco parecida com a de outras pessoas, mas isto a faria perder o charme quando recebesse uma visita, porque tudo seria igual.

Religião é semelhante, e a parte fundamental é o que chamamos de “Yoga”.

Yoga e o Lado Essencial da Religião

No Yoga não nos preocupamos com a parte superficial. Isto nós deixamos para vocês. Escolha o modelo que você quiser ou crie o seu próprio estilo. Isto é o que diferencia as religiões. Quando você diz: Budismo, Catolicismo, Cristianismo, Shintoísmo, Judaísmo – todos os ismos tem decorações diferentes. Mas eles todos têm a base principal. O que é? O exercício individual para tornar-se um com o Cosmos.

O indivíduo é essencialmente uma parte do Uno Cósmico. Nós falamos do Cosmos como algo separado, entretanto, nós fazemos parte dele, estamos inseridos nele. Analogamente, o Cosmos é como o oceano, formado pela união das gotas, que somos nós. Contudo, nós nos intitulamos indivíduos, separados das outras pessoas. E, por consequência, perdemos a verdade Cósmica: a unidade fundamental, a unidade espiritual.

Um Mesmo Objetivo

O objetivo da religião e do Yoga é perceber a Verdade Cósmica da Unidade Espiritual. Como? Por refinação do indivíduo. As pessoas ficam de alguma forma engarrafadas com a sua individualidade, esquecendo-se do que têm em comum entre si e sentindo-se totalmente diferentes dos outros. Esta ignorância deve ser removida. Quando nos abrimos, percebemos que todos são iguais e que somos todos um. Isso não significa que perdemos a individualidade. É a ignorância que nos limita como indivíduos separados. Nós ainda vivemos como indivíduos, mas vivemos com o conhecimento da unidade. Quando esse conhecimento é obtido, então você é um com o Cosmos, ou um com o Conhecimento Cósmico, Consciência Cósmica ou Essência Cósmica – maneira que você quiser chamá-lo.

Quando nos identificamos dizendo: “Eu sou negro”, “Eu sou branco”, “Eu sou marrom”, “Eu sou americano”, “Eu sou europeu”, “Eu sou índiano” etc; nos diferenciamos. Porém, somos todos seres humanos e vivemos no mesmo universo. Portanto, não se vincule a rótulos e locais.

Yoga significa estar unido. Você é um com todos. Vocês vieram juntos. Vocês não estão separados. A religião existe para este efeito. Todos os princípios que falamos em termos de yoga, vocês vão ver em sua própria religião.

Evolua o Indivíduo para Evoluir o Mundo

Às vezes as pessoas me perguntam: Tudo bem, tudo isso parece ser bom. Mas tudo parece estar apenas voltado ao indivíduo. Você parece estar interessado na sua paz. Você acabou de trabalhar, fazer posturas de yoga, respiração. Mas o que acontece com o mundo lá fora? Há tantas calamidades, guerras, brigas, disputas, onde a paz deve começar? Deve começar com você. Quem é a causa de todas essas guerras, fome mundial e da poluição? As mentes humanas. Então, a menos que a mente humana seja libertada da inveja, da ganância e do ódio, sempre haverá guerras. Se você libertar sua mente de todos esses problemas, pelo menos uma parte do mundo está livre de preocupação e aborrecimento. Portanto, se queremos uma paz externa, temos que começar por nós mesmos.Yoga é Religião?

Texto por Swami Satchidananda

Adaptado pela equipe IYTA

Clique e compartilhe: