A Matsyasana é um asana de extensão plasticamente belo. Aprenda à executá-lo, bem como sobre seus benefícios e simbologia.
A Postura do Peixe
Matsyasana significa “postura do peixe” em sânscrito. Neste asana de extensão, o peito se abre, a coluna arqueia e o peso do corpo distribui-se entre a cabeça e a base da coluna.
Podemos esticar ou fletir as pernas. Ademais, há três possibilidades para nossas mãos:
- Segurando nossos pés cruzados;
- Unindo-as em frente ao peito, com dedos apontados para o teto; ou ainda
- Segurando os cotovelos sobre a cabeça.
Instruções para a Matsyasana
A princípio, sente-se em Padmãsana, apoiando as mãos no chão, ao lado do quadril. A seguir, apoie antebraços e cotovelos também no chão, um braço de cada vez.
Inspire, arqueando a coluna em extensão desde o cóccix até a cervical e, expirando, tombe a cabeça para trás na direção do chão. Então, mantendo o arqueamento da coluna, afaste os cotovelos do corpo e apoie o alto da cabeça no chão.
É importante mencionar que, caso execute o asana com as pernas cruzadas, você deve segurar os pés com as mãos, mantendo o peito projetado para o alto e joelhos no chão.
Simbologia
O Peixe
Este peculiar animal foi moldado pelo seu habitat natural: a água!
Ele possui um corpo propício para nadar e saltar na água. Sua coluna é forte e flexível e sua cauda é resistente e, simultaneamente, delicada.
Seus movimentos são graciosos, elegantes e suaves. Além disso, sua agilidade o protege de elementos hostis.
Observando os peixes nadarem, percebemos seus constantes movimentos quando procuram por alimentos para seu sustento. Da mesma forma, pessoas também buscam alimentos, preliminarmente do tipo emocional, até que entendam, através da prática do yoga, que inconscientemente elas realmente estejam buscando alimento espiritual.
A Matsyasana
Na postura, à medida que eleva o peito, causando uma curva nas costas, pode-se ter pensamentos como:
- “O que eu estou elevando: meus pulmões? Meu coração?”
- “Por que essa tensão em meu peito e pescoço? Será que tenho rígidos conceitos? Uma inflexível vontade?”
Na Matsyasana, o peito e o coração ficam expostos. São os pontos altos do corpo como o topo de uma pequena montanha. Pode-se reconhecer sua força quando se relaxa na postura, uma fé imensa e confiança podem ser diretamente sentidas.
Benefícios
A prática da Matsyasana beneficia nossa coluna e coração, por meio da extensão da coluna e do alongamento dos músculos cardíaco e diafragmático. Ela promove a saúde de nosso sistema cardiorrespiratório, além de aliviar tensões no pescoço.
Entretanto, esse asana conecta-nos, sobretudo, com nossa coragem, vulnerabilidade, fé e autoconfiança.
Em outras palavras:
“Quando o peito está aberto, a mente está aberta. Em razão disso, sentimos uma brilhante emoção e alcançamos a estabilidade emocional.” – B.K.S.Iyengar