A Vira Parighasana – a Postura da Tranca Sentado – é um asana de lateralização, variante da Parighasana.
A seguir, aprenda a executar esse asana e saiba mais sobre seus benefícios.
Passo-a-Passo
- Primeiramente, sente-se no chão com as pernas totalmente estendidas. Então, flexione a perna direita para colocar o calcanhar direito ao lado da nádega direita, com o dorso do pé contra o chão. Os ísquios devem ficar em posição perpendicular um ao outro para que o joelho direito aponte para o lado.
- Inspirando, estenda toda a coluna e erga o braço esquerdo acima da cabeça. Expirando, gire o torso para a direita, colocando a mão esquerda para descansar sobre o joelho direito e virando a cabeça para olhar por cima do ombro direito.
- Em seguida, flexione o joelho direito de maneira que o calcanhar fique no chão. Inspire e estenda a coluna para cima. Ao expirar, mantendo a barriga e o peito girados para a direita, abaixe o ombro esquerdo e acomode-o dentro do joelho esquerdo.
- Inspire ao estender o braço direito por cima da cabeça para segurar o dedão do pé esquerdo estendido. Agarre o pé esquerdo estendido. Exerça pressão sobre o pé esquerdo para curvar as costelas do lado direito para cima. A sensação é a de que as costelas estão se abrindo e distribuindo a flexão lateral de maneira mais igual por toda a coluna. Segure o joelho direito sobre o cotovelo esquerdo. Deixe o torso ceder mais profundamente a esta torção. Gire a cabeça para olhar para cima por baixo da parte superior do braço direito. Fique respirando nesta torção pelo tempo em que ela for prazerosa.
- Saia dela inspirando, erguendo o torso ao mesmo tempo em que ergue os braços e gira o peito para olhar para a frente. Ao expirar, abaixe os braços para os lados dos quadris. Repita a postura do outro lado.
Benefícios da Vira Parighasana
Os movimentos lineares que repetimos diariamente tendem a restringir a totalidade de quem somos, mas a forma incomum desta postura é um convite a ampliarmos nossa visão. Ademais, ela expande os músculos intercostais para permitir que o ar penetre mais livremente nos pulmões.
Extraído do livro: A Bíblia do Yoga