Asana e Natha Yoga Sampradaya

Asana e Natha Yoga

(por S. Viswanatha tradução Flávia Venturoli de Miranda)

Asana e Natha Yoga

A prática do Yoga vem trazendo uma mudança gradual entre as pessoas de todo o mundo. Apesar de atualmente muitos estarem praticando apenas asanas ao em vez de Yoga, a atitude destas pessoas está mudando e têm um novo foco nas suas vidas.

Embora, a circulação de diferentes tipos de Yoga e o clamor dos proponentes dos modernos sistemas de Yoga estejam confundindo o praticante, o desejo de praticá-lo está crescendo firmemente, graças ao “Asana”, o terceiro membro do Yoga.

Asana

O asana extingue o rajoguea e remove a inconstância da mente. A prática de asanas muda as condições do sistema corpóreo aprimorando-o para funcionar melhor. A paixão e o furor dos desejos são controlados e, finalmente, estes atingem os valores mais elevados da vida, como: o equilíbrio, o prazer da alegria eterna etc., tornando-se mais forte.

O asana não pertence a nenhuma religião. Lugar, hora, sexo ou idade não limitará a prática de asana. Hoje em dia, isto é claramente visto. Pessoas de todas as condições estão se de dicando a prática de asana.

Asana não precisa de nenhuma inteligência especial para ser praticado e nem para perceber seu benefício, pois quando alguém pratica äsana, terá a obtenção da experiência direta.

Natha Yoga

O Natha Yoga Sampradaya dá atenção especial à disciplina e prática do Yoga. Haoha Yoga é o sistema do Natha Yoga Sampradaya que ajuda o praticante a se tornar perito das forças físicas. O objetivo do Yoga é o samadhi e se consegue atingir o samadhi em qualquer estágio da vida. O corpo é refinado, torna-se puro, e é elevado a um plano superior através da iluminação espiritual. Este corpo não é meramente físico, mas é também mental, intelectual, emocional, etc. O Haoha Yoga inclui asana, praeayama, mudras etc.

Asana e Natha YogaTreina-se a pratica de asana sem qualquer interrupção. A resistência do asana e seu esforço são conquistados durante a prática contínua. O equilíbrio da mente, a estabilidade dos sentimentos e a alegria são experienciados no asana.

Como os Nathas são de uma grande parte da sociedade, eles ensinam Yoga para uma mente livre e descondicionada. Eles vão até as pessoas, indistintamente de seus status, condição e as iluminam. Os Nathas compartilham seus conhecimentos valiosos com todas as pessoas. A ênfase está na obtenção espiritual, que
não tem nada a ver com castas, status etc.

O asana é ensinado para manter o aspecto físico do corpo e também para desfrutar da alegria. Os nomes dos asanas indicam o seu significado interior e o desafio ao praticante para encontrá-lo e atingir a essência do asana.

O Natha Yoga Sampradaya é a tradição mais apta que traz unidade e singularidade entre as pessoas e o äsana é o melhor membro para ser praticado no início, assim prescreveram os Nathas. A análise sistemática do nome, método de prática e benefício atingido pelo asana conduzirá ao entendimento correto do Natha Yoga Sampradaya como também dos importantes asanas.