Avidya – “ignoráncia” ou “falta de discernimento” em sânscrito – é um conceito importante do Yoga Sutra de Patanjali, que tem a ver com o jeito como percebemos as coisas e explica porque estamos sempre entrando em dificuldades na vida. Se soubermos como criamos esses problemas, podemos também aprender como nos libertarmos deles.
Avidya – Percepção e Ação
Como a nossa percepção funciona? Com frequência, nós decidimos que vimos uma situação “corretamente” e agimos de acordo com essa percepção. Na realidade, entretanto, nós nos iludimos, e nossas ações podem, por causa disso, trazer infortúnio para nós mesmos e para os outros. Tão difícil quanto isso é a situação em que duvidamos da nossa compreensão sobre algo, quando na verdade ela está correta. Por causa da dúvida, não tomamos atitude alguma, ainda que fazê-lo fosse muito benéfico. O Yoga Sutra usa o termo “avidya” para descrever esses dois fins do espectro da experiência.
Yoga Sutra
Avidya literalmente significa “compreensão incorreta”, ou uma falsa percepção ou incompreensão, que confunde o grosseiro com o sutil. Enquanto isso, o oposto de avidya é vidya, ou “compreensão correta” (Yoga Sutra 2.3-5).
Samskara
Mas o que é essa avidya, que está tão profundamente enraizada na gente? Podemos entendê-la como o resultado acumulado das nossas muitas ações e modos de percepção que carregamos mecanicamente por anos. Como resultado dessas respostas inconscientes, a mente torna-se mais e mais dependente de hábitos, até que aceitamos as ações de ontem como as normas de hoje. Esse hábito na nossa ação e percepção é chamado de samskãra. E tais hábitos cobrem a mente com avidya, como se obscurecessem a clareza da consciência com uma fina camada, uma névoa.
Se estivermos certos de que não entendemos claramente uma determinada situação em termos gerais, não agiremos decididamente. Mas se nosso entendimento for claro, agiremos e isso será bom para nós. Tal ação origina-se de um nível profundo de percepção. Em contraste, avidya distingue-se pela percepção superficial. Eu acho que enxergo algo corretamente, então tomo uma atitude e depois tenho de admitir que estava enganado e que minhas ações não se provaram benéficas.
Vidya, Avidya e Yoga
Assim, temos dois níveis de percepção: um é profundo, interno e livre dessa névoa de avidya; o outro é superficial e obscurecido pela avidya.
Do mesmo jeito que nossos olhos devem ser transparentes e claros para ver cada cor com exatidão, nossa percepção deve ser como um espelho de cristal.
O objetivo do Yoga é reduzir a névoa de avidya para que possamos agir corretamente.
Autor: T. K. V. Desikashar
Adaptado pela equipe IYTA