A NOÇÃO DE KARMA
A palavra KARMA vem do Sânscrito, do verbo KRI, que significa fazer; assim, toda ação é “Karma”, e sob o ponto de vista científico, karma também significa a consequência das ações. Esta definição tão completa, pertence a SWAMI VIVEKANANDA. Mas, sobretudo na concepção da KARMA-YOGA, o conceito toma o aspecto de trabalho. E trabalho desinteressado, sem apego aos frutos da ação. Eis porque é difícil praticar a verdadeira Karma-Yoga.
No que diz respeito simplesmente ao Karma, eis que sua vida atual é o seu Karma; mas sua vida de amanhã é seu Karma também; podemos dizer assim: você cumpre seu Karma de ontem, no dia de hoje, mas hoje também você fabrica Karma, para cumpri-lo amanhã.
Portanto, aí está enunciada a lei. Seus pensamentos são Karma, sua respiração é Karma, seu modo de andar é Karma, seu modo de falar e gesticular é Karma, tudo em sua vida é Karma. Conhecendo assim a lei, eis que você pode modificar seu Karma, aprendendo primeiro a neutralizá-lo.
Podemos dizer assim de seu Karma: é o seu destino. Qual o destino de sua vida? E qual a vida do seu destino?
Está contente com seu destino?
Atente bem para o seguinte: Somente você pode modificar seu destino, somente você pode modificar seu Karma. Não perca tempo; comece agora.
O QUE NOS ENSINA A LEI DO KARMA
Primeiramente, uma lei de causas e sua consequência das ações.
No dizer de SWAMI NITTYABODHANANDA, é uma “justiça que define e controla a personalidade do ser humano e seu destino.”
Toda ação, todo pensamento, todo sofrimento atual resulta de forças passadas. Ao invés de ver nela um acidente do destino, ou uma decisão de Deus, deve-se compreender que é apenas um elo na longa corrente de nossa evolução e que tudo se produz conforme às livres decisões da alma humana: se eu desejei qualquer coisa, se agi de uma certa maneira há dez anos, aquilo, que me chega agora é o resultado.
NÃO HÁ SORTE NA VIDA. VOCÊ ESCREVE SUA PRÓPRIA SORTE.
Aqui surge um ponto muito importante para sua vida. É que você tem acreditado piamente que há sorte na vida, e que algumas pessoas podem fazer você feliz. Não é bem assim. Ninguém pode fazer você feliz, e depois, guarde bem: não há sorte na vida.
Há Karma. Você escreve sua própria vida, e você fabrica sua própria sorte, você fabrica seu próprio destino.
O que você colhe na vida, de infortúnio e desgraças, ou infelicidades e alegrias, é aquilo que você mesmo semeou. Nem mais, nem menos.
Todavia, você pode começar por alterar sua sorte.
No princípio, neutralizar sua sorte. E depois, enfim, modificá-la.
A LEI DO KARMA ESTÁ LIGADA À LEI DE REENCARNAÇÃO
Se você não acredita na Lei de Reencarnação, não tem importância. Mas seria bom que você refletisse um só momento: há seres humanos que nascem saudáveis, outros enfermos, e tanta crueldade nos falaria de um Deus bom e generoso, que faz alguns bons e outros doentios?
Assim sendo, não seria esse Deus um Deus de injustiças e crueldades?
Acreditando ou não, a Lei do Karma está ligada à Lei da Reencarnação.
Saiba que a Lei do Karma é a lei pela qual você passa, para se desenvolver, progredir e evoluir. A Lei do Karma trabalha sua própria evolução.
Pela Lei do Karma, todos os seres humanos, marcham em direção à sua própria perfeição.
SE VOCÊ SOFRE AGORA…
Se você sofre agora, primeiramente, abençoe esse sofrimento. De certa maneira, você está resgatando suas dívidas. Toda dívida deve ser paga, não é assim?
Não sofra mais. Não há necessidade de continuar sofrendo, não é mesmo?
Se seu Karma do passado, consequência das ações, lhe traz agora sofrimento, nada impede que você descubra a fórmula de parar esse sofrimento.
Ora, ninguém poderá fazer isto por você. Ninguém, só você mesmo.
VOCÊ É A CONSCIÊNCIA PURA
Mesmo que você não entenda bem o título acima, não importa. O que você precisa saber é que você tem em seu mental toda a possibilidade de modificar seu Karma, primeiro de neutralizá-lo, e logo em seguida, de modificá-lo.
Seu mental já é a Consciência Pura.
Ao ser humano é possível modificar o Karma. Saiba que nada é para sempre, neste mundo sempre-mutável. Tudo passa, tudo modifica, tudo muda. Não há nenhuma situação desesperada que dure para sempre.
Basta ir ao encontro, de forma consciente, da Consciência Pura dentro do seu ser; e isto é o SER!
Texto extraído de Yoga O AMOR E A FLOR de Maharishi Mahesh Yogi
ROGÉRIO PFALTZGRAFF