Veja também… 6/8 – CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES ESCOLAS DE YOGA
BHAKTI YOGA (Yoga da devoção)
Bhakti Yoga é uma procura real, autêntica do Absoluto, uma procura que começa, continua e termina AMOR. A devoção cresce pela apreciação da divindade.
No ocidente, os filósofos dizem que é impossível extrair o bem de todas as experiencias, assim devemos “procurar o bem em tudo”, mas na Índia eles afirmam que “devemos procurar Deus em tudo”, porque dessa maneira tanto os sentimentos como o intelecto farão a sua parte. Procurando o bem em tudo, haverá normalmente um sentimento um tanto antagônico.
Um deus exterior é adorado, reverenciado, cultuado, porque ele é considerado como uma fonte de generosidade e prosperidade, considerado também como um exemplo, ou como um doador de benefícios materiais, ou da graça divina.
A escolha da divindade fica a critério do devoto. A partir do momento que ele se sente atraído por um deus ou deusa, deve dar livre curso a esse impulso de amor. O bhakta não procura suprir o EU e suas funções condicionadas (apego, desejos, paixões), mas transferir essas funções para a divindade eleita.
Três coisas são necessárias para um pássaro voar; as duas asas e a cauda, sendo esta o leme para a direção. Jnana Yoga é uma asa, Bhakti é a outra e Raja é a cauda que nos mantem em equilíbrio.