A mente tem três gunas ou qualidades, nascidas da natureza:
- SATTVA – ou luz, benção, bondade;
- RAJAS – ou paixão, movimento;
- TAMAS – ou inércia, escuridão.
Do mesmo modo, há também três vrtti ou modificações da mente, que correspondem aos três gunas:
- SHANTA VRTTI ou paz, equilíbrio – vem do Sattva Guna;
- GHORA VRTTI ou raiva – manifesta-se do Rajas Guna; e
- MUDHA VRTTI ou preguiça, descuido e sonolência – origina-se do Tamas Guna.
Sattva Guna
Sattva é pureza, iluminação e luz. É uma força que é favorável à obtenção da liberação e que confere a libertação do ser por meio de qualidades divinas como destemor e pureza do coração, além de promover a inquisição da busca pela verdade e o discernimento entre o que é real e o que não é.
Uma mente sattvica é sempre calma, deleitando-se internamente. Ao atingirmos esse estado mental – conhecido por Sattvapatti – experienciamos uma pureza de pensamento e coração. Em outras palavras, tornamo-nos satisfeitos: conseguimos nos fixar num mesmo lugar indefinidamente, conservamos a amizade com pessoas por um longo tempo, compreendemos o significado interior das escrituras etc.
Durante momentos satvicos, quando predomina na mente o puro sattva, estamos em contato com a fonte divina.
Rajas Guna
Enquanto isso, o estado rajásico é uma força hostil que nos puxa para baixo nos “Samsara” ou vida mundana, através de repetidos nascimentos e mortes.
Uma mente rajásica é inquieta. aversa e perturbada. Neste estado mental, tendemos a olhar somente os defeitos, erros e malfeitos dos outros, esquecendo suas boas ações e desconsiderando a felicidade dos outros como nossa.
Sattva Guna x Rajas Gunas
A mente que é destituída do Guna Sattva não irá considerar a felicidade dos outros como a sua própria e portanto será sempre agitada. Ademais, como ela não tem complacência para se regozijar com as virtudes dos outros como sendo suas, nela não se manifestará a compaixão. Em conclusão, uma mente rajásica divide, separa, rompe e ilusoriamente mostra pluralidade.
Em contrapartida, a mente sattvica é una, tal qual o sol é um, a lua é uma, o éter é um, a matéria é uma e a energia é uma. Assim sendo, uma mente sattvica unifica.
Desenvolvendo o Sattva Guna – Realização Espiritual
A verdadeira paz de espirito não vem de fora. A fim de alcançá-la, devemos desenvolver o Guna Sattva, por meio de práticas espirituais.
Dessa maneira, juntamente com uma vontade determinada, pura e forte, atingiremos a realização divina e removeremos a ignorância.
Adaptado pela Equipe IYTA Brasil