A Vida Começa aos 50 – Vivências dos chakras do Yoga

a vivencia dos chakras do yoga

A seguir faremos uma prática e mostraremos alguma das formas de ativação dos chakras do yoga e suas particularidades.

Muladhara

cor vermelha – elemento terra.

Sentar em Sukhasana.
Visualize-se… como uma criancinha… veja-se feliz… segura salva, conectada…

Lentamente, estendendo as pernas, elevando-as e segurando os pés equilibrando-se sobre o cóccix.

Repita mentalmente…
Estou conectado… eu estou em segurança… estou à salvo… estou vivo… experiencio o livre fluxo da abundante energia da terra… no meu mundo tudo está bem…

Swadhisthana

Cor laranja – elemento água.

Baddha Konasana – Unindo as plantas dos pés, segurando-os e mantendo a coluna ereta. Visualize-se… Crescendo… chegando à pré adolescência…. vendo-se amadurecer… desabrochar com toda a naturalidade que se pretende…

Completando a postura, inclinar o tronco à frente aproximando a cabeça do chão, na medida do possível. Repetindo mentalmente – Estou crescendo… sou criativo e produtivo… Eu experiencio um livre fluxo de alegria… prazer… e criatividade… fluindo através do meu corpo, de minha mente… no meu mundo tudo está bem…

Manipura

cor amarela – elemento fogo.

Sempre com movimentos suaves, estender as pernas e passar para Dandasana, fletir suavemente os joelhos, introduzir os braços por baixo dos joelhos e visualizar-se crescendo confiante… tornando-se um jovem adulto… vendo-se centrado… forte… sentindo-se capaz de encontrar todos os desafios da vida…

Completando a postura, estirando as pernas, segurar os pés e inclinar a cabeça. Repetir mentalmente: Eu sou capaz… sou forte… confiante… estou centrado… experiencio o livre fluxo do meu poder pessoal… minha força interior… fluindo calmamente através do meu corpo, minha mente, minha vida…

No meu mundo tudo está bem…

Anahata

Cor verde – elemento ar.

A partir de Dandasana, apoiar os cotovelos no chão, inspirando inclinar a cabeça para trás. Visualize-se crescendo e transformando-se num ser amoroso. Vendo-se cercado com amor, gentileza e apoio…vendo-se apaixonando-se…

Num movimento delicado passar para a Setubhandasana repetindo mentalmente – eu sou cuidadoso e compassivo…Sou generoso e gentil. Experiencio o livre fluxo do amor e compaixão fluindo através do meu corpo, minha mente e minha vida.

Vishudha

Cor azul – elemento éter.
Suavemente estendendo as pernas, elevando o tronco, passando á Vajrasana. Visualize-se, com seus trinta anos, vendo-se com voz vibrante, clara, ressonante.
Vendo-se falando, sua mente iluminada com amor vindo do coração.

Passando a posição de joelhos e executando Ustrasana, repetindo mentalmente – Sou um bom comunicador. Falo por mim mesmo…Falo com minha mente. Falo com amor vindo do meu coração. Experiencio o livre fluxo de comunicação entre mim e todos os seres fluindo através do meu corpo, mente, vida…

Ajna

Cor índigo – luz interior.

Gentilmente estendo as pernas à frente, preparando-se para a Vakrasana, pelo lado esquerdo. Visualiza-se chegando aos 40 anos… vendo com clareza, com plenitude… vendo-se exatamente como gostaria de ser feliz… saudável… satisfeito… sentindo essa manifestação.

Desfazendo suavemente a postura e preparando-se para repeti-la pelo lado direito, repita mentalmente – Vejo com clareza…vejo meus propósitos…minha mente é cristalina. Construo para mim uma vida de alegria e felicidade. Estou receptivo para receber a sabedoria e a inteligência natural que flui através do meu corpo, mente e minha vida. Eu experiencio o livre fluxo que vem do meu interior , fluindo através do meu corpo, pelos chakras do yoga, mente e vida…

Sahasrara

Cor violeta – pensamento, consciência, atenção.

Executando Yoga Mudra. Visualize chegando aos 50,vendo-se equilibrado em todos os níveis, sentindo-se com a mente aberta, com abertura física, emocional
e espiritual, em perfeita harmonia com o Universo.

Repetindo mentalmente – Estou contente, minha vida está desabrochando como deve ser. Estou atento. Eu Sou. Experimento o livre fluxo da consciência e benção fluindo através do meu corpo, minha mente e minha vida. Depois da execução das posturas, deitar para um pequeno relaxamento, conduzido com simplicidade.

MEDITAÇÃO

Sentados na mesma posição, respirando suavemente, mantendo os olhos fechados.

Aquiete-se… seu corpo e sua mente relaxados… sinta os chakras do yoga e deixe o corpo relaxar… solto, enquanto expira esvaziando completamente os pulmões, o corpo se inclina suavemente para a frente… braços moles… Depois inspirando vagarosamente vá assumindo a postura ereta, concentrando sua mente num ponto no centro da testa.

Respire calmamente fazendo a afirmação “Estou consciente do meu EU maior e radiante de amor no meu corpo, alma e mente…”

Mentalize um mar revolto, espuma nevada batendo nas rochas à medida que as ondas vem rolando em direção à praia… Num momento de grande beleza, um arco-íris se estende através do céu e um raio de sol se projeta através das nuvens… as águas amainando… o vento fresco e delicioso nos enchendo de vitalidade…

Como a rocha impassível estamos presos ao Poder Universal Único – nada pode nos atacar ou perturbar… porque há somente um espirito de vida Universal – a alma cósmica que introduz em nossas auras as cores matizadas do arco-íris como os chakras do yoga e espalha-se sobre nosso horizonte interior como um fluxo de radiante harmonia…a vida da mente iluminada é uma vida de força positiva…as vibrações negativas não tem poder…estamos envolvidos pelos raios cósmicos infinitos… por uma plenitude de poder e vida…por todos os lados ao nosso redor…numa manifestação da enorme, inextinguível alma cósmica…o Único Poder.

Depois de alguns minutos encerrar a prática entoando 3x o mantra OM.

Última contribuição para IYTA traduzido e realizado
por NAUÁ CARDARELLI em Araxá-MG

Clique e compartilhe: