Ferramentas do Yoga para a Saúde Mental Positiva
A fim de criar um ambiente propício para o desenvolvimento da saúde mental positiva e também para prevenir e controlar os distúrbios psicossomáticos dos estilos de vida que ameaçam a humanidade, o yoga nos oferece muitos métodos práticos de ação no dia-a-dia. Seguem algumas destas ferramentas:
A consciência e o corpo
- Consciência do corpo, emoções e mente: Sem a consciência não pode haver saúde ou cura. A consciência do corpo, sincronizada com a respiração, é qualificada como uma técnica psicossomática de saúde e cura. Portanto, distúrbios psicossomáticos não podem ser resolvidos sem a consciência.
- Melhoria dos hábitos alimentares: A maioria dos distúrbios está direta ou indiretamente ligada a padrões alimentares inadequados. O “comer consciente” – incentivado pelo Yoga, assim como qualquer outra ação consciente – proporciona a melhoria desses hábitos.
- Relaxamento completo do corpo: O estresse pode ser o fator agravante ou precipitante em vários transtornos psicossomáticos. Portanto, a parte do relaxamento de todas as sessões de yoga é a mais importante, porque é nesse momento que o corpo digere os benefícios das práticas realizadas na sessão, distribuindo para cada célula o descanso, o rejuvenescimento, a revitalização e a reintegração.
- Melhoria da circulação de Energia Prânica da Vida, nosso fluxo de cura: A prática dos asanas estimula essa circulação para todas as partes do corpo, especialmente para aquelas partes doentes, relaxando, regenerando e revitalizando a nós mesmos. Prana é vida e sem ele não pode haver cura.
- Melhoria nos processos de eliminação natural de resíduos do corpo: O acúmulo e estagnação de materiais residuais, quer em ambiente interno ou externo sempre causa problemas. As práticas de limpeza do Yoga (Kriyas) ajudam a lavar essas impurezas, contribuindo assim com o processo de regeneração, além de facilitar a cicatrização.
A respiração e a mente
- Controle da respiração, tornando-a profundamente tranquila: A respiração é a ligação entre o corpo e a mente. Quando descontrolada, rápida e irregular, ela sinaliza problemas de saúde. Da mesma maneira, quando respiramos lentamente, também retardamos processos metabólicos e atividades anabolizantes começam o processo de cura e de reconstrução. Ou seja: se a respiração é calma, a mente fica calma e a vida será longa!
- Calma mental e foco “para dentro”: A mente é agitada e rebelde. Por conseguinte, para trazê-la sob controle e levá-la em uma viagem ao nosso interior, é fundamental buscarmos uma saída. Respiração e controle sensorial são a base sobre a qual o treinamento da mente pode ocorrer; portanto, grande importância é dada para Pranayama e Pratyahara. É só depois disso que práticas de concentração levando a meditação podem ter alguma utilidade. Em outras palavras, apenas sentar e pensar sobre algo não é meditação!
Eu e o mundo
- Fortalecimento contra estressores onipresentes: Quando nos deparamos com inúmeros espinhos no solo de uma floresta, podemos optar por gastar tempo em pegá-los um por um, enquanto outros espinhos continuam a cair; ou então, podemos usar um par de sapatos resistente e caminhar pela floresta. Em outras palavras, a diferença está na atitude. Escolhendo a atitude certa, podemos resolver problemas e alcançar a cura. Estresse é mais sobre como você reage ao estressor do que sobre a natureza do próprio estressor!
- Aumento da autosuficiência e autoconfiança: A vida é cheia de desafios que estão lá apenas para tornar-nos mais fortes e melhores. Devemos entendê-los como oportunidades de mudança e enfrentá-los com confiança. Nós temos que entender que temos o poder interior para superar cada desafio que é jogado a nós pela vida. O Divino não é um sádico que nos dá desafios que estão além da nossa capacidade!
Saúde e felicidade são nosso direito de nascença
Solicite-os e desenvolva-os para o seu potencial máximo. Esta mensagem de Swamiji é um lembrete firme que o objetivo da existência humana não é saúde e felicidade, mas é moksha (liberação). A maioria das pessoas hoje estão tão ocupadas tentando encontrar saúde e felicidade que se esquecem porque estão aqui, em primeiro lugar. Yoga nos ajuda a recuperar o nosso direito de nascença e atingir o objetivo da vida humana.
Somos responsáveis por nossa própria saúde
Em última análise, somos os únicos responsáveis pela nossa própria saúde e bem-estar. Assim sendo, devemos tomar a iniciativa de desenvolver a saúde positiva diante de tempos difíceis de problemas de saúde. O Yoga coloca a responsabilidade da nossa saúde diretamente sobre nossos ombros. Se fizermos as coisas saudáveis seremos saudáveis e se fizermos coisas insalubres ficamos doentes. Não adianta reclamar que não estamos bem quando temos sido a causa do nosso problema. Como o Swami Gitananda dizia: “Você não tem problemas, você é o problema!”.
A prática dedicada do yoga como uma forma de vida é, sem dúvida, uma panacéia para os problemas psicossomáticos relacionados com estresse, distúrbios físicos, emocionais e nos ajuda a recuperar o nosso direito de nascença de saúde mental e física e felicidade. É só quando estamos saudáveis e felizes que podemos cumprir o nosso destino.
Yogacharya Dr. Ananda Balayogi Bhavanani
Adaptado pela Equipe IYTA Brasil