O Pranava OM – O Mantra dos Mantras
O mantra OM ou AUM é chamado em sânscrito de “Pranava”. Pranava significa “O que precede qualquer conceito; o que existe antes do nascimento dos deuses e de todos os seres, e da criação das coisas”.
AUM é o nome de Deus personificado na vibração do som. Portanto, ao entoá-lo, estamos evocando o mais potente dos mantras, ou melhor, o “Mantra dos Mantras” ou o “Som dos Sons”. Dessa forma, todo e qualquer som que podemos emitir deve ser elaborado com o intuito de entoarmos o Pranava Mantra.
O Pranava é composto da vibração dos sons “A”, “U” e “M”, emitidos durante uma exalação, de baixo para cima.
O “A” (Ah) é um som gutural que deve começar no Manipura Chakra, no plexo solar, e é o som mais baixo que podemos produzir.
Já o “U” (Oo) emana da garganta, ao longo da língua, como um som palatal. Em seguida, continua para a frente contra os dentes como um som dental, e, finalmente, como som labial nos lábios.
Emitimos o final ‘M’ (Mmm) como uma vibração nasal, que evolui para cima e para dentro do nariz até, finalmente atingir a altura do cérebro, vibrando no topo do crânio.
Desse modo, o som do Pranava OM engloba cada som feito pelo homem.
OM nas Escrituras do Mundo
Hindus, budistas, jainistas, Sikhs, brâmanes, Vaishnavas, Shaivas, tântricos e iogues utilizam o símbolo e o som AUM. Porém, a presença do Pranava é evidente em outras tradições também.
Os muçulmanos, por exemplo, usam o AUM como OM-In (Amin) para invocar ALLAH em suas orações; enquanto os cristãos usam AUMEN (Amen) de forma semelhante.
Ademais, em todas as religiões, o sinal de Deus é chamado de OM-EN (Omen; presságio em inglês). Deixar Deus fora de sua vida é OM-lT (Omitir). Como o Deus supremo, Ele é OM-nipotente (Onipotente; tem poder infinito), OM-nipresente (Onipresente; está em todos os lugares), e OM-nisciente (Onisciente; sabe de todas as coisas).
O Pranava também simboliza muitas coisas:
- Amor místico e devoção;
- Não-dualidade, ou Advaita;
- Feminino criativo; Shakti, a Mãe do Universo;
- Transformação do ciclo de fenômenos e forças cósmicas criado na mente, o qual penetra na Luz do Conhecimento Trancendental;
- Samadhi, ou Consciência Cósmica.
OM – O Som Cósmico que Tudo permeia
As letras e sons que compôem o Pranava são raízes para um grande número de palavras, independentemente do idioma utilizado.
Em conclusão, mesmo que tentemos escapar do conceito do Divino ou do poder que existe além do ego e mente humana insignificante, nossa própria língua não vai permitir isso.
Autor: Yogamaharishi Dr. Swami Gitananda
Adaptado pela Equipe IYTA Brasil