Manipura

Neste 3º post da Série “Chakras”, apresentamos o Manipura, nosso terceiro chakra. Ele está localizado na altura da 1ª vértebra torácica e rege todo o plexo solar. Ademais, está associado ao pâncreas, além de reger o sentido da visão. Enquanto isso, seu Bija Mantra é o RAM e seu elemento é o fogo.

Forma Yantra do ManipuraManipura

Conforme observado na imagem acima, há no centro um triângulo vermelho invertido, dentro de um círculo cercado por dez pétalas.

O triângulo representa o elemento fogo e é a forma geométrica rígida mais simples, ou seja, necessita somente de três lados, mas é inteiro em si mesmo.

Enquanto isso, as dez pétalas representam:

  • Os dez pranas, ou respirações vitais, como Rudras (formas primitivas de Shiva), onde cada pétala apresenta um aspecto de Rudra Braddha (Shiva Velho);
  • Dez terminações nervosas importantes, ou dez fontes de energia, que flui em dez dimensões. Isso significa que o padrão de movimento energético agora não é mais quadrangular (1º chakra), nem circular (2º chakra).

Finalmente, em relação à cor das pétalas, o azul simboliza a chama azul da parte mais luminosa do fogo.

Elemento Fogo

O Manipura é chamado de plexo solar, sendo dominado pelo elemento fogo.

Consequentemente, este elemento auxilia a digestão e a absorção do alimento para fornecer ao corpo inteiro a energia vital necessária à sobrevivência. Ele também domina a consciência e seu calor pode ser sentido à distância.

Já o triângulo invertido é seu símbolo e sugere o movimento descendente da energia.

Deidades do Yantra

Rudra Braddha (Shiva Velho)

Senhor do Sul, Rudra Braddha representa o poder da destruição, e tudo o que existe a ele retorna. Ademais, ele possui a pele azul-cânfora e barba prateada, e senta-se sobre uma pele de tigre dourada, esticada e coberta com cinzas. Este felino representa manas, a mente.

Além do mais, em relação a esta deidade, as pessoas do terceiro chakra possuem as seguintes características:

  • Mantêm o controle sobre os outros pela ira;
  • Possuem a fisionomia de uma pessoa velha, desinteressada;
  • Têm como motivação: identificação, reconhecimento, imortalidade, longevidade;
  • Agem somente para si, cessando a lealdade abnegada aos amigos e à família.

Shakti Lakini

No terceiro Chakra, Shakti Lakini possui três cabeças. Isso representa o alcance da visão, que aqui engloba três planos: o físico, o astral e o celestial. Ela também está armada, tanto com a independência, como com o fogo. Além disso, segundo o Shat-chakra-nirupan, ela possui compleição escura, e a cor de seu sari é amarela.

Ademais, em uma de suas quatro mãos, Shakti Lakini segura o raio, ou vajra (vara de condão), indicando a energia elétrica do fogo, bem como o calor físico que emana de dentro do corpo. Conjuntamente, em sua segunda mão, ela segura a flecha disparada do arco de Kama, o Senhor do Sexo, no segundo chakra. Esta flecha se move para um objetivo, fornecendo o ímpeto para o movimento ascendente da energia. Enquanto isso, sua terceira mão segura o fogo e, finalmente, na quarta, Shakti Lakini forma o mudra (gesto de mão) da intrepidez concedida.

O Carneiro

O carneiro é o veículo de Agni, o deus do fogo. Este animal, mais o elemento fogo, representam outras características das pessoas do terceiro chakra, tais como:

  • Força;
  • Ordenam com a cabeça;
  • São dominadas pelo intelecto e pelo fogo, que é de natureza solar;
  • Vivem em grupo e movem-se em direção ao objetivo, sem pensar nas consequências (como um carneiro);
  • Caminham com ar de orgulho, como se bebessem vaidade;
  • Preocupam-se com a aparência e com o fato de andarem na moda.

Respiração do Chakra do Plexo Solar – Manipura

De início, sentar-se em posição de Padmãsana (lótus) ou Sukãsana, com os braços esticados à frente na linha dos ombros e as mãos fechadas em punho. Então, virar o tronco para a esquerda e inspirar pelas narinas. A seguir, voltar o tronco para a frente em pausa de pulmões cheios e depois virar para direita e expirar pelas narinas. Finalmente, voltar o tronco à frente em pausa de pulmões vazios.

É recomendável repetir o processo, invertendo o lado da inspiração e expiração.

Quer relembrar os posts anteriores da série “Chakras”? Siga os links: 1º Chakra – Muladhara, 2º Chakra – Svadhisthana.

Clique e compartilhe: