Neste 6º post da Série “Chakras”, apresentamos o Ajna, nosso sexto chakra. Ele está localizado na altura da 1ª vértebra cervical e rege todo o plexo da medula, além de estar associado à hipófise. Ademais, seu Bija Mantra é o AUM e não há um sentido ou elemento vinculados a ele, como nos chakras anteriores.
Forma Yantra do Ajna
Conforme observamos na imagem acima, o yantra do Chakra Ajna possui um círculo branco envolto por duas pétalas luminosas. Estas pétalas são a representação da glândula pineal, que está relacionada com o funcionamento da hipófise. Além do mais, também vemos no centro do círculo um lingam.
Deidades do Yantra Ajna
Ardhnarishvara – O Shiva-Shakti
Meio-homem e meio-mulher, Ardhnarishvara é o símbolo da polaridade básica, isto é, seu lado direito é masculino, enquanto o esquerdo é feminino. Esta divindade pertence em um lingam branco-brilhante como a cor da luz, chamado de Lingam Itara.
É importante mencionar que Shiva tem o comando total sobre todos os aspectos do Ser neste plano de libertação, ou moksha, o que é representado pelo seu terceiro olho, que não se separa de Shakti como uma entidade masculina à parte. Além disso, Ardhanarishvara controla a respiração (prana) e a mente, por meio do conhecimento doado por Shiva Devata.
Em síntese, a representação desta deidade simboliza que toda a dualidade cessa. Em outras palavras, Ardhnarishvara torna-se a entidade total, auto-emanente e nobre.
Sua metade masculina
A metade masculina de Ardhnarishvara possui a pele azul-cânfora. Ele também segura um tridente em sua mão direita, representando os três aspectos da consciência – cognição, coração e afeição.
Sua metade feminina
O lado feminino de Ardhnarishvara é rosa. Ela usa um sari vermelho e, enrolados no pescoço e, nos braços, vemos ornamentos dourados e brilhantes. Ela também segura um lótus rosa, símbolo da pureza.
Shakti Hakini
Esta deidade possui quatro braços e seis cabeças. Já sua pele é rosa-pálido, e suas jóias são de ouro e pedras preciosas que brilham. Usando um sari vermelho, ela está sentada sobre um lótus rosa com o pé esquerdo levantado. Concede o conhecimento da verdade incondicional e o esclarecimento da não-dualidade.
Em suas mãos ela carrega os seguintes objetos:
- O tambor damaru de Shiva, que mantém um som grave constante que conduz o aspirante em seu caminho;
- Um crânio, símbolo do afastamento, e;
- Um japamala como instrumento centralizador.
Enquanto isso, a última das mãos faz um mudra de trasmissão de destemor.
Respiração do Chakra Frontal – AJNA
A princípio, sentar-se em posição de lótus, com as mãos encaixadas como na respiração do quarto chakra, na altura do coração.
A seguir, inspirar, subindo as mãos encaixadas até a cabeça.
Finalmente, expire, voltando à posição inicial.
Quer relembrar os posts anteriores da série “Chakras”? Siga os links: 1º Chakra – Muladhara, 2º Chakra – Svadhisthana, 3º Chakra – Manipura, 4º Chakra – Anahata, 5º Chakra – Vishuddha.