PODER DO YOGA – PRINCIPIOS E AS 3 FORMAS DE SHAKTI

shiva shakti sobre o poder do yoga

Principios de poder do Yoga por Swami Premajyoti Saraswati

De acordo com o Yoga e o Tantra, dentro de todos nós existem dois aspectos principais que governam. Consciência, também conhecida como princípio de Shiva, e Energia, também conhecida como princípio de Shakti. Esses princípios são conhecidos pelos antigos há milhares de anos, e agora é amplamente aceito que esses aspectos também estão presentes em diferentes qualidades ao longo de toda a nossa existência manifesta. Cada célula e partícula perceptível em nosso mundo tem alguma forma de consciência e alguma forma de energia.

Consciência e Energia / Shiva e Shakti são definíveis e inseparáveis. Se usarmos um exemplo como o Sol; O próprio sol representaria a consciência e os raios do sol representariam a energia. Sem o sol, não há raios – e sem os raios, o sol não tem influência ou meio de expressão.

A energia Shakti vem em muitas formas ou qualidades e a energia tem tantas expressões quantas podemos imaginar.

Dentro do reino energético, existem três formas principais de Shakti. Eles são conhecidos no Yoga desde tempos muito antigos (discutidos já no Mahabharata), como ingredientes essenciais para qualquer forma de sucesso. Aprender a identificar, trabalhar, purificar e, por fim, fortalecer essas formas de Shakti é um ingrediente poderoso e muitas vezes esquecido para o crescimento e expansão espiritual duradouro.

As 3 formas de Shakti

Iccha Shakti – a energia da vontade ou desejo

Jnana Shakti – a energia do conhecimento

Kriya Shakti – a energia da ação

Para todo e qualquer sucesso, todas as 3 formas de Shakti precisam estar envolvidas. O processo e a interação dessas energias estão continuamente circulando dentro de nós e, sem esses ingredientes, nos tornaríamos inertes.

Se tomarmos o exemplo de até mesmo uma pequena tarefa ou ação para se concretizar – algo tão simples como coçar a cabeça, todas as 3 formas de Shakti desempenham seu papel. A consciência está em segundo plano. Por meio de Jnana Shakti, sabemos que a coceira está em nossa cabeça e que coçar alivia o desconforto. Em seguida, desejamos aliviar a coceira coçando-a, envolvendo Iccha Shakti. Em seguida, vem a ação, ou Kriya Shakti – neste caso, a ação de coçar a cabeça. Remova qualquer uma das 3 formas de Shakti neste exemplo, e o que acontece? Não há sucesso em aliviar a coceira!

Por meio desse exemplo, pode parecer que as 3 formas de Shakti não são tão importantes ou poderosas, uma vez que já estão envolvidas em qualquer evento consciente em nossas vidas que se concretize. Mas quando este processo faz parte do Yoga – a reunião de consciência e energia, ou em outras palavras, a conexão completa entre o pequeno “eu” com o maior “nós”, nos damos a oportunidade de refinar, capacitar e divinizar este fluxo como um potencial ilimitado.

Conhecer e trazer consciência a este princípio de verdade universal significa que podemos perceber sua essência como um processo e, portanto, ter o poder de controlá-lo, em vez de ser apenas um produto dele. Entramos no meio de produzi-lo conscientemente, não apenas sendo produzidos por ele.

Yoga capacita as 3 formas de Shakti

A engenhosa ciência do Yoga oferece muitas ferramentas e práticas excelentes para aumentar o poder das 3 formas de Shakti dentro de nós. As práticas de Hatha Yoga são um meio excelente de purificar a mente e o corpo, a fim de preparar nossos sistemas para atrair e manter níveis maiores de energia criativa. Pranayama por exemplo são técnicas de respiração yogue também aumentam e expandem o Prana Shakti e outras forças energéticas sutis dentro de nós.

O Yoga Nidra é uma forma particularmente direta e abrangente de purificar, divinizar e aprimorar a Shakti Pessoal. A beleza do Yoga Nidra é que somos capazes de trabalhar com consciência e energia direta e simultaneamente para refinar todos os nossos processos para o sucesso.

O Yoga Nidra fornece um meio muito direto de trabalhar com o sistema prânico que apóia e aprimora todas as formas de Shakti. Yoga Nidra aumenta o autoconhecimento, que é a essência primária de Jnana Shakti.

O Sankalpa, a resolução pessoal que é formulada e declarada em um Yoga Nidra, está principalmente conectada com Iccha Shakti – desejo sincero. Quando uma Jornada Criativa é incluída no Yoga Nidra, temos uma experiência palpável de ação – Kriya Shakti.

A jornada criativa também abre espaço no enredo para a superação de um obstáculo. Isso é fortalecedor para a faculdade da vontade – e porque Yoga Nidra educa nosso sistema no nível subconsciente da mente, as impressões e experiências que são profundas, duradouras e com Graça, infundidas com divindade.

Na vida diária

Qualquer aumento na consciência simples de Jnana Shakti, Iccha Shakti e Kriya Shakti e os papéis que eles desempenham em nossas vidas nos permite controlar continuamente esta tríade de energias potente e útil para o cumprimento bem-sucedido de objetivos, esperanças e sonhos. Dedicar algum tempo para estar um pouco mais atento às 3 Formas de Shakti aumenta o potencial de sucesso. Respirar algumas vezes para ficar centrado e, então, fazer a nós mesmos essas perguntas simples é tudo o que é necessário; Que conhecimento profundo está envolvido nessa ideia? O que eu digo sobre meu desejo por isso? Que passos posso dar agora para este objetivo? Enquanto houver respostas claras para essas perguntas, as 3 Formas de Shakti estarão lá – e com esses ingredientes o verdadeiro sucesso se torna possível.

Om Shakti, Om Shakti, Om Shakti Om

Iccha Shakti, Kriya Shakti, Jnana Shakti Om

Om Tat Sat – Que assim seja!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.