SARASVATI – Esposa de Brahma

SARASVATIDeusa do aprendizado, SARASVATI é padroeira das artes especialmente a música, da harmonia produzindo as notas musicais, da criatividade, da poesia. Autora da língua Sânscrita, do devanagari. Considerada “mãe dos Vedas” possui a força da imaginação e da criatividade. É uma bela mulher de roupa branca como leite. Aparece em pé, sentada em um lírio d’água ou montada num cisne, sobre a água. Possui quatro braços segurando em uma das mãos um mala representando o tempo, em outra mão um livro (Vedas) indicando o aprendizado e com as outras duas mãos ela toca a Vina (o alaúde indiano). O seu veículo é o cisne branco que é o símbolo do conhecimento.

Possui outras manifestações como BRAHMI ou BRAHMANI com 4 cabeças, quatro mãos, um tridente e um mala, VAGADEVI ou VIGISHVARI Deusa da oratória, na Índia muitas escolas iniciam as aulas rezando para ela, é invocada quando a criança está aprendendo pela primeira vez a ler e escrever e SAVITRI E GAYATRI.

O Festival comemorativo a Sarasvati acontece entre Janeiro e Fevereiro, quando instrumentos musicais, canetas, livros são colocados
no seu altar.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.