Comemoramos o dia internacional do yoga no dia 21 de junho.
A ONU oficializou essa data em sua 69ª assembleia geral, realizada no dia 11 de dezembro de 2014, com o intuito de promover um estilo de vida sustentável em harmonia com o planeta Terra.
O yoga é uma prática física, mental e espiritual que originou-se na Índia antiga. Ele visa a ampliação da consciência e espiritualidade, além de proporcionar benefícios para a saúde e o bem-estar. Ademais, o yoga enfatiza os valores de atenção plena, moderação, disciplina e perseverança.
O dia 21 de junho marca o solstício de verão no hemisfério norte e é o dia mais longo do ano neste hemisfério, tendo significado especial em muitas partes do mundo. Enquanto isso, na perspectiva do yoga, o solstício também marca a transição para o Dakshinayana, um período favorável para as práticas espirituais. Além disso, celebramos o primeiro guru do yoga, Shiva, na primeira lua cheia após o solstício (Guru Poornima).
Em todo o mundo, diversas atividades são realizadas para celebrar o dia internacional do yoga. Na sede da ONU em Nova York, há uma exposição chamada “O Mundo do Yoga”, que mostra a diversidade e a riqueza dessa tradição milenar. Já no Brasil, há eventos online e presenciais que oferecem aulas, palestras, meditações e outras vivências relacionadas ao yoga.
O dia internacional do yoga é uma oportunidade para conhecer mais sobre essa prática que pode trazer equilíbrio, paz e saúde para a humanidade.
Você já experimentou fazer yoga?
Que tal aproveitar esse dia para iniciar ou aprofundar essa jornada?
A IYTA (Associação Internacional de Professores de Yoga) forma professores dessa ciência milenar há 48 anos. Faça parte você também de nossa Associação!