Guru Purnima é uma celebração hindu tradicional, dedicada aos mestres espirituais iluminados, também conhecidos como gurus. Este dia auspicioso cai na primeira lua cheia após o solstício de verão, no mês hindu de Ashad (julho a agosto). Neste dia, na Índia, Nepal e Butão, os hindus, jainistas e budistas oferecem gratidão e devoção ao seu guru e recebem suas bênçãos.
Os Gurus do Guru Purnima: Vyasa, Buda e Shiva
Frequentemente, consideramos os gurus um elo entre os buscadores e o divino. Portanto, esta data marca um dia sagrado, durante o qual eles são reverenciados.
A tradição originou-se como uma celebração do grande sábio Maharshi Veda Vyasa. Isso porque seus devotos acreditam que ele nasceu e começou a escrever os Brahma Sutras no Guru Purnima. Ademais, Vyasa também editou os quatro Vedas e escreveu os 18 Puranas, o Mahabharata e o Srimad Bhagavatam.
Enquanto os hindus celebram Vyasa neste dia, os budistas marcam o Guru Purnima como o dia em que o Buda deu seu primeiro sermão.
Finalmente, na tradição yogue, Guru Purnima celebra o dia em que Shiva se tornou o primeiro guru, ao transmitir yoga aos Saptarishis (7 Sábios, encarregados por Shiva a passar os conhecimentos do Yoga à Humanidade).
A Celebração
A celebração é marcada por atividades espirituais e rituais como puja ou satsang, afinal, este dia é considerado particularmente especial para o Sadhana (prática espiritual). Tradicionalmente, neste dia, mestres espirituais errantes e seus discípulos param em um lugar para estudar os Brahma Sutras e conduzir discussões vedantinas.