O Poder do Pensamento III

Neste 3º Artigo da série “O Poder do Pensamento”, abordamos o aspecto metafísico do pensamento (Quer relembrar os posts anteriores da série? Siga os links: O Poder do Pensamento I e O Poder do Pensamento II).

energia do Poder do pensamento

11. A Conservação da Energia do Pensamento

Existe na física o termo “força de orientação”, que é o meio pelo qual as correntes elétricas das massas de energia fluem entre si, mas somente quando estas massas estão ligadas a um mesmo circuito.

Assim também a energia mental se dissipa. Portanto, é necessário conectar nossos pensamentos a circuitos mentais mais elevados, atrelando-os a verdadeiros canais espirituais.

É recomendável desmentalizar a mente, ou seja, esvaziar nosso cérebro das informações inúteis. Dessa forma, criamos espaço mental para pensamentos divinos e, à medida que os raios mentais dissipados forem coletados novamente, obteremos nova força mental.

12. A Teoria da Célula e os Pensamentos

A célula é uma massa de protoplasma com um núcleo, dotada de inteligência. Há diversos tipos, com funções específicas:

  • Células de secreção, como as dos testículos, que secretam o sêmen;
  • Células de excreção, como as dos rins, que excretam a urina;
  • Células de defesa, que agem como soldados, defendendo o corpo das investidas ou ataques de matérias venenosas estranhas ou de germes, dirigindo-os e jogando-os fora;
  • Células de transporte, que levam os alimentos para os tecidos e os órgãos.

As células realizam seu trabalho sem o conhecimento consciente de nossa vontade, já que suas atividades são controladas pelo sistema nervoso simpático. Isso significa que elas estão em comunhão direta com a mente.

Apesar de não controlarmos diretamente as atividades celulares, afetamo-as com nossos pensamentos e estados do ânimo. Em outras palavras, se na mente existir confusão, depressão e outras emoções e pensamentos negativos, estes serão transmitidos telegraficamente através dos nervos a cada célula no corpo.

13. O Pensamento Primordial e a Ciência Moderna

O pensamento é a maior força na terra e, quando construtivo, transforma, renova e edifica. Ademais, para um iogue, ele é a arma mais poderosa.

Por conseguinte, não é de se estranhar que o pensamento é a força primordial que se encontra na origem e por trás de toda a criação.

Isso porque o mundo é a manifestação da Idéia Primordial, concebida na Mente Cósmica. Este Primeiro Pensamento manifestou-se como uma vibração, saindo da eterna Quietude da Essência Divina. Na terminologia clássica, esta é a referência à Ichha, desejo do Hiranyagarbha, Alma Cósmica, que se originou como um Spandana ou vibração.

Essa vibração em nada se assemelha à rápida oscilação de partículas físicas, pois é algo infinitamente sutil, tão sutil a ponto de ser inconcebível para a mente normal. Mas isto tornou claro que, em última análise, todas as forças são pura vibração. E, depois de suas prolongadas pesquisas da natureza física externa, a ciência moderna chegou, ultimamente, a essa mesma conclusão.

14. O Rádio e os Iogues Raros

O rádio é um elemento raro; como ele são os Iogues que controlaram seus pensamentos.

Da mesma forma que o perfume suave emana continuamente de uma varinha de incenso, o perfume e o fulgor divino (aura Brâmica, magnética) emanam de um Iogue que controlou seus pensamentos e que reside constantemente em Brama ou no Infinito.

O fulgor e o perfume de seu rosto chama-se Brama-Varchas.

Quando você tem nas mãos um ramalhete de jasmins, rosas e flores champaka, o suave perfume espalha-se pela sala e é sentido por todos. O mesmo acontece com o perfume ou fama e reputação (Yasas e Kirti) de um Iogue que controlou seus pensamentos, pois ele se espalha a grandes distâncias. O Iogue torna-se uma força cósmica.

Swami Sivananda

Clique e compartilhe: