GANESHA CHATURTHI

GaneshaDe 21/08 à 02/09/2020 comemoraremos o Ganesha Chaturthi que é celebrado em honra ao Deus Ganesha. O festival hindu acontece no mês de Agosto, com início no Shukla Chaturthi (quarto dia da lua nova). Este corresponde aos meses de agosto – setembro, segundo o calendário gregoriano. Quando se inicia uma atividade acredita-seque Ganesha, o Deus elefante, deve ser adorado primeiro, assim todos os obstáculos são degredados. Portanto, as pessoas, sempre que estão prestes a empreender qualquer coisa nova, digamos, um projeto, negócios ou educação reverenciam eGanesha.

Ganesha é conhecido por 108 nomes diferentes. Alguns dos nomes populares de Ganesha são: “Gajanana” (elefante enfrentando divindade),“Ganapati” (chefe da tropa a serviço do Deus Shiva) os Ganas são invocados para proteger as crianças, “Vinayak” (Senhor de todos). A festa é também chamada Vinayaka Chaturthi. Acredita-se que nesse dia, Ganesha confere a sua presença na terra para abençoar seus devotos. O festival é comemorado com grande fanfarra e prática religiosa.

Grandes estátuas são artisticamente esculpidas em barro, lama ou gesso de paris, especialmente para o Vinayaka Chaturthi, poucos meses antes do festival. Enormes rituais são criados para oferecer orações. O ídolo é retirado durante o dia, no meio de uma longa procissão de devotos. Os devotos dançam ao som de mantras tradicionais, enquanto eles seguema sua divindade na procissão. Isso pode levar horas, uma vez que o ídolo é levado para quase todas as ruas da cidade.

Desejamos que as bênçãos de Ganesha paire sobre todos os nossos projetos no caminho do Yoga.