Introdução ao Pranayama

PranayamaPranayama significa regularização e controle de Prana. Geralmente, consideramos Prana como respiração, mas, de acordo com a filosofia hindu, Prana é força de vida ou energia vital.

Assim como o éter é infinito e onipresente, da mesma maneira é o Prana. Ele manifesta-se como a ação ou energia por trás de toda atividade no Universo.

Esse mesmo Prana também governa cada atividade do corpo humano, seja ela física ou mental, autoativada ou autônoma. Por conseguinte, através do controle e da canalização adequada de Prana, o indivíduo pode desenvolver o domínio sobre cada atividade do “self” e, além disso, por meio de uma prática adicional, pode também controlar e ativar o Prana de qualquer outro indivíduo e do universo.

Em outras palavras, o Pranayama é o estudo desse controle e canalização de Prana, que foi implementado ao longo da História e hoje oferece diversas técnicas, imbuídas de princípios yogis básicos. Cada técnica possui várias indicações e contra-indicações sob o ponto de vista naturopático, e sua aplicação não entra em conflito com a moderna escola de Medicina.

A prática de Pranayama oferece muitos efeitos positivos e vantagens ao bem estar físico, mental e espiritual do praticante, seja ele um homem comum, um estudante, um estudioso, um administrador, ou uma pessoa empenhada na busca da auto–realização, que é o objetivo supremo da vida.

Prana e PranayamaPranayama

Como vimos anteriormente, o significado literal de Pranayama é controle ou regularização do Prana (energia vital). Mas, sob o aspecto metafísico, o que é Prana?

 

Além de força vital de cada ser vivo e mestre de todas as atividades do corpo – fisiológicas ou psicológicas – o Prana é a representação simbólica da força do Criador, que nós chamamos de “Brahman”, isto é, Deus.

Todos os objetos visíveis e energias tem sua origem no Prana ou são por ele governados. O próprio Universo, que abrange a Terra, o Sol, o Vento, a Água, os sentidos e a mente, tem sua origem no Prana e vive através de Prana. Quando o Prana é retirado, tudo se reduz a nada. Assim como ilustrado no Parshna Upanishad, do mesmo modo que a eletricidade manifesta-se sob diferentes formas (cinética, luz, calor etc.), o Prana também está por trás de cada forma de atividade ou vida. Os processos como a digestão, circulação, excreção, percepção e afins, todos provem do Prana. Portanto, Prana é a essência de toda a atividade, a verdadeira vida da vida.

Prana x SentidosPranayama

Citando o Taittirya Upanishad 2: 2 :3, todas as crianças do mundo, inclusive os próprios Deuses (Devatas) vivem através do “Prana Shakti”. Para ilustrar isso, há uma estória interessante no Chandogya Upanishad:

“Certa vez, os sentidos e o Prana do corpo entraram em uma briga crucial, durante a qual cada um deles reivindicou importância maior na vida do homem. Como não podiam resolver a disputa, dirigiram-se ao Deus Dharma para a decisão. Este propôs um teste, onde só seria considerado grande aquele em cuja ausência o corpo não puder sobreviver. Ouvindo isso, os sentidos começaram a abandonar o corpo um a um. O primeiro a sair do corpo foi a voz, depois os olhos (visão), depois os ouvidos (audição) etc. Mas o corpo foi capaz de sobreviver e funcionar sem eles. Finalmente, quando Prana começou a abandonar o corpo, este ficou reduzido a um cadáver, provando que o Prana é o fator principal, o sustentador da vida”.

Podemos comparar o Prana a um gerador de força a partir do qual a energia é distribuída a todas as estações. Se a conexão com esse gerador de força for cortada, então todas as atividades relacionadas com a eletricidade terminarão. De igual maneira, Prana é o gerador de força, não somente do corpo individual, mas de todo o Universo.

Pranayama e o CriadorPranayama

Sentimos a presença do Prana em nosso corpo por meio do processo de respiração através dos pulmões. Inicialmente, este é um fenômeno grosseiro, mas, ancorando-se a ele, podemos penetrar nos campos sutis do corpo, para encontrar o Criador.

O Pranayama oferece a técnica para controlar e regular a circulação do Prana no corpo. Ademais, promove o domínio sobre cada atividade do corpo e possibilita a cura de doenças, de acordo com nossa vontade.

Às vezes, o Prana acumula-se em excesso ou é mais deficiente do que o normal em algumas áreas, perturbando o equilíbrio; isto é o que chamamos “doenças”. Podemos curá-las, tirando os excessos e restabelecendo o equilíbrio através do Pranayama, da concentração e da meditação. Dessa forma, aprendemos a concentrar toda a energia em um ponto reservatório, para depois redistribuí-la, através da vontade, a todas as partes do corpo, de acordo com a necessidade.

Por Swami Anandananda

Diretor do Centro de Pesquisa e Tratamento Yogi Bapu Nagar
JAIPUR – Índia

Adaptado pela Equipe IYTA

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