Postura SIRSHÃSANA do Yoga

Postura SIRSHÃSANA por Swami Satyananda Saraswati
Tradução: Anna Ivanov

Estágios para a execução da Postura SIRSHÃSANA

1º Estágio

Em um ambiente tranquilo e adequado, sente-se em Vajrãsana, feche os olhos e relaxe todo corpo. Após alguns minutos, abra os olhos, flexione o tronco e apoie os antebraços sobre um cobertor dobrado com os dedos das mãos entrelaçados e cotovelos em frente aos joelhos.

A distância entre os cotovelos deve ser igual a medida de um antebraço formando um triângulo equilátero.

Apoie o alto da cabeça sobre o cobertor as mãos envolvem a cabeça dando um apoio para não rolar.

etapa 1 da Postura SIRSHÃSANA

2º Estágio

Eleve os joelhos e os glúteos esticando as pernas.

etapa 2 da Postura SIRSHÃSANA

3º Estágio

Vagarosamente caminhe diminuindo, o quanto for possível, a distância entre as coxas e o tronco, gradualmente as costas ficam na posição vertical.

Flexione os joelhos levemente pressionando mais as coxas sobre o abdome e parte inferior do peito.

Transfira o peso dos dedos dos pés para os antebraços e cabeça. Retire um pé do chão cerca de 20cm, mantendo o equilíbrio, então retire o outro pé e equilibre-se sobe os antebraços e cabeça.

Sirshasana

4º Estágio

Flexione os joelhos elevando as panturrilhas controlando o movimento. Ajuste o tronco com cuidado equilibrando o peso das pernas levando os calcanhares nos glúteos.

Para executar este movimento contraia os músculos da região lombar. Os joelhos estão agora apontados para baixo com as pernas unidas. Mantenha a posição por alguns segundos, concentre-se no equilibrio.

Sirshasana

5º Estágio

Eleve os joelhos na posição vertical mantendo os calcanhares próximos dos glúteos e indireitando os quadris. As coxas ficam alinhadas com o tronco. Equilibre o corpo.

6º Estágio

Lentamente endireite as pernas esticando os joelhos. O corpo todo agora na posição vertical com os pés relaxados. Feche os olhos e equilibre todo o corpo. Relaxando na postura enquanto for confortável.

7º Estágio

Retorne lentamente fletindo os joelhos e as coxas controlando a descida até os dedos tocarem o chão. Fique na posição das pernas em Vajrasana com a cabeça apoiada no chão em frente aos joelhos. Permaneça por alguns segundos então lentamente retorne a coluna a posição vertical.

Respiração:

Inspire do início ao fim retendo a respiração enquanto eleva o corpo até a posição final.

Iniciantes podem praticar em respiração normal. Respiração normal em permanência.

Duração:

Iniciantes devem permanecer por 30 segundos e gradativamente adicionando um minuto por semana até conseguir uma permanência de 3 à 5 minutos que será suficiente para a saúde de maneira geral. Entretanto Sirshasana pode ser executada por praticantes adiantados por um período de até 30 minutos.

Efeitos Físico:

Para iniciantes: sobre o equilíbrio. Para adiantados: sobre o cérebro, centro da cabeça ou respiração.

Espiritual:

Sahasrara Chakra.

Contra indicação:

A postura Sirshãsana não pode ser praticado por pessoas com pressão alta, enfermidades na cabeça, tromboses, arteriosclerose, gripe crônica, constipação crônica, problemas renais, impurezas no sangue,
conjuntivites, glaucoma, inflamações dos ouvidos, gravidez ou menstruação.

Indicações:

Este ãsana é muito forte para despertar o Sahasrara Chakra. Aumenta o fluxo sangüíneo para o cérebro e glândula pituitária, revitaliza o corpo todo e a mente, alivia ansiedade e outros distúrbios psicológicos. Recomendado na prevenção de asma, febre de feno, diabetes e desiquilíbrios de menopausa.

Este ãsana inverte o efeito da gravidade sobre a coluna. A pressão sobre as costas é deste modo aliviada e a inversão do fluxo sangüíneo nas pernas e auxilia na regeneração da região viceral. O peso dos órgãos abdominais sobre o diafragma promove uma escalação profunda então uma quantidade de dióxido de carbono, toxinas e bactérias são removidas dos pulmões.

 

KAPALIÃSANA

Execução igual a Sirshasana mantenha o equilibrio perfeito por um pequeno tempo, então suavemente mude o apoio do alto da cabeça para testa. Este é o ponto do equilíbrio. Na posição final a coluna e pernas inclinam-se um pouco para trás para manter o equilíbrio. Permaneça enquanto for confortável. Para retornar volte primeiro o apoio do alto da cabeça como na Sirshasana e depois desça as pernas.

Variação 1 da Postura SIRSHÃSANA

Execute a Kapaliãsana anterior, flexione o joelho direito e apoie a planta do pé direito sobre a parte anterior da coxa esquerda, flexione o joelho esquerdo levando o pé esquerdo atrás do corpo apontado para o chão e permaneça enquanto for confortável. Inverta a posição das pernas e permaneça o mesmo tempo para cada lado.

Variação 2 da Postura SIRSHÃSANA

Execute a Kapaliãsana.

Flexione o joelho esquerdo e toque o glúteo esquerdo com o calcanhar, incline o quadril a frente, flexione a perna direita e traga o joelho direito de encontro ao peito. A coxa esquerda apoia na planta do pé direito. Permaneça enquanto for confortável.

Inverta a posição das pernas e permaneça o mesmo tempo para cada lado.

Retorno correto da Postura SIRSHÃSANA:

Retorne primeiro as pernas a posição vertical chegando a Kapaliãsana, posicione a cabeça para a postura Sirshãsana e depois desça as pernas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.