É necessário recorrer ao aspecto fisiológico da postura de pouso sobre a cabeça para entender seus místico e espiritual aspectos. Pode-se pensar, quando se está com os pés seguramente plantados na terra,que se está firme para enfrentar as demandas da vida diária. Mas esse conceito se reverte na postura sobre a cabeça.
Antes de começar a fazer a postura, coloque na sua mente a imagem de uma árvore de cabeça para baixo – as raízes estão para o alto e os ramos para a terra. Pense no tronco da árvore como sua coluna vertebral. Sua cabeça que está na terra é o lótus de mil pétalas, no cérebro todas as sensações são interpretadas.
A base da sua coluna é o centro de energia, o primeiro chakra a fonte do néctar e aroma. Quando esse néctar e aroma atingem a cabeça, conhecimentos divinos e inspirações ocorrem. No terceiro lótus ou chakra, localizado no plexo solar, a energia causada pelas emoções é como uma chama queimando. Existem muitos movimentos (para alimentar ambições e desejos) que não podem ser executados a não ser que se esteja imóvel quando se está sobre a cabeça. Na postura normal,em pé, a mente vê as atrações do mundo, através dos sentidos e a luz não pode entrar. Inspirações divinas caem no fogo das paixões e são queimadas.
Na postura de pouso sobre a cabeça elas são preservadas, e o néctar e a fragrância não se perdem no fogo, e a energia divina é apropriadamente usada. Quando estiver sobre a cabeça pense. Este é um ambiente diferente. E,particularmente pelos três primeiros chakras: Eu me desligo de todos os entristecimentos, a excitação é o que considero ser grande diversão. Eu pensarei nisso. Eu descobrirei quanta importância eu dava a cada um através do poder da ilusão e do desejo, como eu criava os desejos? Como sentia esses desejos?

O meu desejo de expressão está atendendo a demanda do meu ego? Através das práticas dos asanas se elimina a tagarelice verbal e se vê as inutilidades. Cresce o desejo de se inventar tanto quanto possível todo o sentido de estimulação. A postura sobre a cabeça é excelente para isso. Todos os movimentos para a postura têm um significado. Inclinar-se de uma postura em pé, para colocar a cabeça, o centro de intelecto no chão é símbolo de humildade. É como prestar obediência ao Divino. Os pés e as pernas, as fundações são elevados do chão até que fiquem na vertical.
Levar os pés para o alto é renunciar a segurança da terra. Durante esse período não se pode ter fantasias, nem responder às sensações. É uma postura não muito comum, saindo de seu firme alicerce e isso demanda toda sua atenção.
