Direito de Nascimento: Saúde e Felicidade

Saúde e Felicidade

“Saúde e felicidade são o seu direito de nascimento!

Reivindique-os! Trovejou o “Leão do Yoga Moderno”
Yogamaharishi Dr. Swami Gitananda Giri Guru Maharaj. Você nasceu para ser saudável e feliz. O objetivo da vida é moksha – liberdade!”

Nós vivemos em tempos em que os valores antigos foram invertidos em suas cabeças. Raramente se encontra uma pessoa verdadeiramente saudável ou feliz. Na verdade, para a grande maioria da raça humana, saúde e felicidade são sonhos distantes. Doença, depressão, conflito, tristeza, estresse, tensão e frustação são o “direito de nascimento”, mesmo crianças pequenas nos tempos modernos. Bilhões de dólares são gastos pela indústria da saúde. A ciência médica pode colocar válvulas de porco em corações humanos e transplantar órgãos vitais. Temos especialidades em abundância nos hospitais. A indústria farmacêutica produz uma enorme quantidade de drogas que salvam vidas. Por que, então, é tão raro encontrar uma pessoa verdadeiramente saudável e feliz?

“Se você quer ser saudável, faça coisas saudáveis, se quiser ser feliz, faça coisas felizes, as pessoas suplicam, eu quero ser saudável”

Em seguida, praticam maus hábitos como o tabaco e álcool, passam horas assistindo televisão, não se exercitam corretamente, não bebem água o bastante. Outros lamentam: “Quero ser feliz”, mas eles brigam, criticam, divertem-se em um conflito, em violência, em derrotar os outros e esmagar a concorrência. É irracional esperar que fazendo coisas doentias, alguém pode ser saudável. Sim, o homem é um animal irracional!

Yoga é a ciência antiga da Índia, que mostra o homem não só para reivindicar o seu direito de nascimento: saúde e felicidade, mas também para alcançar o objetivo da vida – moksha. Qualquer cientista que valha o seu sal começa sua carreira estudando as leis da natureza e os teoremas básicos e princípios de sua ciência. O cientista yóguico não é exceção a esta regra. O físico estuda as leis físicas na natureza – gravidade, dinâmica, etc. O químico estuda as propriedades químicas da matéria. O biólogo estuda formas de vida, os médicos anatomia e fisiologia do corpo humano.

Estes são os campos dentro dos quais eles trabalharão, observando as leis da ação e da reação, as leis da relação causa-efeito, dentro desse espectro limitado. Para o Yogi, o universo inteiro e tudo o que nele está é seu campo de pesquisa. Ele estuda as leis universais que operam dentro deste campo. As leis do Karma, a lei de causa-efeito, é uma lei importante para ele. O Yogui sabe que as leis que governam o microcosmo, e assim, ele entende que ao estudar a si mesmo, seu pequeno eu, seu próprio eu, seu próprio corpo, mente e emoções, ele pode entender o EU maior, o Atman, o Brahman.

Este processo em Yoga é chamado swadhyaya ou estudo e é o quarto niyama de Yoga Sutras de Patanjali. Os rishis, cientistas cósmicos, ensinaram: “Sem sair da própria caverna, pode-se compreender o universo.” Eles perceberam que as verdades universais estavam dentro do próprio coração de cada um.