Saudação ao Sol na Cadeira

Saudação ao sol na cadeiraA Saudação ao Sol, ou Surya Namaskar, é uma sequência de posturas do Yoga que executamos de modo sincronizado à respiração, como forma de exaltação e celebração a todos os aspectos do Sol.

A execução do Surya Namaskar deve ser fluida e dinâmica, o que pode ser mais desafiador ao praticante iniciante ou mais idoso, ou ainda para aqueles com algum quadro clínico debilitante, como, por exemplo, alunos com esclerose múltipla.

Nestes casos, recomendamos a utilização de uma cadeira para a prática adaptada da saudação, conforme explicaremos a seguir. Na série abaixo, recomendamos ao aluno que deixe o encosto de sua cadeira a uma distância aproximada de um braço da parede.

Saudação ao Sol na Cadeira – Passo a Passo

Sente-se na cadeira normalmente, esticando a sua coluna no prolongamento de sua cabeça. Então, inicie a série com uma inspiração e coordene os movimentos com a respiração:Yoga na cadeira

  1. Primeiramente, estenda os braços para os lados na altura dos ombros.
  2. Em seguida, traga as mãos juntas ao peito em forma de prece e expire.
  3. Ao inspirar, traga os braços acima da cabeça e atrás das orelhas.
  4. Logo depois, numa expiração, flexione o corpo, leve os braços para baixo e ao lado das pernas e coloque as palmas das mãos ao lado ou em frente aos pés.Yoga na cadeira
  5. Inspirando, coloque o pé direito sobre a cadeira e pegue o joelho direito com as mãos, comprimindo-o contra o peito. Então, juntamente com a expiração, abaixe a perna direita.
  6. Ainda na expiração, empurre as mãos sobre o assento da cadeira, mantendo os dedos das mãos apontados para a parede atrás do corpo e os cotovelos quase que totalmente esticados. É importante pressionar os cotovelos contra o tronco e não elevar o quadril do assento.
  7. Quando inspirar, coloque suas mãos na altura do peito, encostando-as na parede, e vire os cotovelos para baixo, esticando os braços.
  8. Enquanto expira, estenda bem suas mãos contra a parede, deslizando-as para cima, e mantenha os braços esticados. Dessa maneira, seus ombros e coluna serão trabalhados. Vá somente até onde você conseguir.Yoga na cadeira
  9. Pegue o joelho esquerdo com as mãos, colocando o pé sobre a cadeira. Inspire, comprimindo o joelho contra o peito e, na expiração, abaixe a perna.
  10. Na mesma expiração, flexione o corpo, leve os braços para baixo ao lado das pernas e coloque as palmas das mãos ao lado ou em frente dos pés.
  11. Traga os braços acima da cabeça e atrás das orelhas e retorne da flexão numa inspiração.
  12. Coloque as mãos sobre o colo. Expire. Descanse sua respiração.
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