Pratyahara e as Emoções

Pratyahara

Yogacharini Meenakshi Devi Bhavanani

Pratyahara é uma Ciência do Yoga por direito próprio, que apresenta um modo de viver com Vairagya ou desapego.

Normalmente, acredita-se que Vairagya é o desapego do mundo material percebido pelos sentidos. Porém, Swamiji deu uma descrição muito mais esclarecedora: “Vairagya é a sabedoria para saber a distância que se deve manter de qualquer objeto”.

No que diz respeito ao Pratyahara, podemos adaptar a descrição acima para um distanciamento dos objetos dos sentidos. Por exemplo, se alguém vê uma criatura venenosa, a melhor proteção é manter-se a uma “distância segura” dela. Ou seja: a proximidade aos sentidos – rotulados pelos Rishis como “venenosos” – torna-se perigosa.

No entanto, muitos não percebem que os sentidos e as emoções são quase dois lados da mesma moeda. Os sentidos estimulam as emoções e as emoções estimulam os sentidos. Portanto, dominar as emoções é um dos maiores desafios do Sadhana e e por isso que a qualidade do Vairagya (desapego) deve ser cultivada. A distância deve ser estabelecida para que as emoções possam ser vistas claramente. Então, é preciso esperar e observar, colocando esse espaço entre estímulo e resposta.

Outro ponto útil para a prática de Pratyahara é lembrar-se que as impressões sensoriais são como nuvens passageiras, sempre mudando de forma frágil e irreal. As emoções são da mesma natureza: tristeza, felicidade, alegria, desespero – elas vêm e vão. O remédio para lidarmos com essa impermanência é a distância. Tenha em mente: “Isso não é real! … Eu procuro apenas o real!”.

Clique e compartilhe: