Neste 7º e último post da série “Chakras”, apresentamos o Sahasrara, nosso sétimo chakra. Ele está localizado acima do topo da cabeça e rege todo o plexo coronário ou cerebral, além de estar associado à glândula pineal. Ademais, seu Bija Mantra é o OM e, semelhante ao chakra anterior (o Ajna), não há um sentido ou elemento vinculados a ele.
Forma Yantra do Sahasrara
Conforme observamos na imagem acima, o yantra do Chakra Sahasrara possui um círculo que, em algumas escrituras, é mencionado como purna chandra (lua cheia) e, em outras, como nikara (sem forma). Acima da esfera está um guarda-chuva de mil pétalas de lótus, arrumadas nas cores do arco-íris.
Deidades do Yantra Sahasrara
A deidade que representa este chakra é o Guru interior.
Shakti Chaitanya
A deidade feminina do Sahasrara é a Paramatma, ou a Mahashakti.
O Sahasrara e o Samadhi
O samadhi é o êxtase puro da inatividade total.
Enquanto até o sexto chakra o yogi pode entrar em um transe no qual a atividade ou forma permanece ainda dentro da consciência, a partir do Chakra Sahasrara o prana move-se para cima e atinge o ponto mais elevado, estabelecendo a mente no puro vácuo do Mandala Shunya, que é o espaço entre os dois hemisférios. E é neste ponto em que todos os sentimentos, emoções e desejos, que são atividades da mente, são dissolvidos em sua causa primária, atingindo-se a união. Antes de alcançar este chakra, o yogi é incapaz de chegar à consciência inconsciente chamada asama-prajnatasamadhi. Neste estado a mente não possui atividade, nem qualquer conhecimento, tampouco nada a ser conhecido: conhecimento, conhecedor e conhecido, tudo fica unificado e liberado. Ou seja: obtemos a imortalidade no Chakra Sahasrara.
Em síntese, Sahasrara é o local da alma autoluminescente, ou chitta, a essência do ser. Só para ilustrar, aqui neste chakra, de acordo com os shastras, chitta é como uma tela por onde vemos o reflexo do Ser cósmico, e através da qual se reflete o divino. Em suma, na presença do ser cósmico é possível para qualquer pessoa sentir o divino, e até realizar a divindade dentro de si.
Respiração do Chakra Coronário – SAHASRARA
Sente-se em posição de lótus, com as mãos à altura do plexo solar, postas em oração. Então, cruze os dedos, levante e una os indicadores e, dessa forma, inspire, subindo as mãos até o topo da cabeça enquanto, conscientemente, percorre mentalmente os chakras Anahata, Vishuddha, Ajna até o Sahasrara. A partir daí, retenha o ar por alguns segundos e, em seguida, eleve as mãos a mais ou menos 20 cm acima da cabeça num resto de inspiração. Finalmente, expire, descendo braços e mãos até a posição inicial.
Quer relembrar os posts anteriores da série “Chakras”? Siga os links: 1º Chakra – Muladhara, 2º Chakra – Svadhisthana, 3º Chakra – Manipura, 4º Chakra – Anahata, 5º Chakra – Vishuddha e 6º Chakra – Ajna.